José Saramago biografia resumida

|

O primeiro escritor a receber o Prêmio Nobel de Literatura pela Língua Portuguesa, José Saramago, nasceu na província do Ribatejo em Portugal, no ano de 1922. Foi romancista, poeta e dramaturgo ao longo dos seus 88 anos, findos no mês de junho de 2010.

Sempre muito critico e ousado, o escritor português atraiu muitos fãs, mas também muitos inimigos. Ele se auto-declarava “comunista e ateu” o que conduzia muitas pessoas a desaprovarem seu trabalho, dentre eles os chefes de Estado que nunca escaparam à sua critica perspicaz e a Igreja, instituição sempre muito atacada por sua obra.

Apesar de um vasto acervo de obras, de temas os mais variados, ganhou renome internacional com o romance Levantando do chão, publicado em 1980. Sua autoria conta com 24 títulos publicados pela Companhia das Letras, dentre os quais os mais famosos são O Evangelho segundo Jesus Cristo, publicado em 1991, Ensaio sobre a cegueira , de 1995, A caverna, de 2000, Intermitências da morte, de 2005 e o A viagem do elefante de 2008. Antes de morrer deixou ainda a obra Caim, que na mesma linha de O evangelho segundo Jesus Cristo, faz uma grande critica à Igreja como instituição e como religião.

Em 1998 seu trabalho foi reconhecido pela premiação do Nobel de Literatura, com sua obra Ensaio sobre a cegueira, livro o qual virou filme, muito bem dirigido e orquestrado pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles.

O escritor viveu os últimos anos de sua vida ao lado de sua querida esposa Pilar Del Rio, entre as casas em Lanzarote, nas ilhas Canárias, e Lisboa, a capital portuguesa.

Qual sua opinião sobre Saramago? Você concordava com suas idéias? Qual dos livros mais gostou?



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *