Lei-Limite de peso das mochilas escolares

|

O cuidado com a quantidade de peso que as crianças carregam é muito importante para que possam ter problemas de coluna na vida adulta.


Quem tem filhos e adolescentes na escola, sabe a quantidade de livros e cadernos que as crianças levam diariamente para a escola, e com isso elas acabam carregando muito peso todos os dias, e isso pode ser um risco para a saúde das crianças.

E atentos a isso, a câmara do Deputados aprovou o projeto de lei que limita o peso que as crianças devem levar nas suas mochilas, na proposta de lei o peso máximo seria de 15 % do peso do aluno, ou seja, se uma criança/adolescente tem 50 kg, ela poderia transportar no máximo 7,5 kg de peso na sua mochila.

No entanto segundo alguns médicos especialista dizem que esse peso limite deveria ser ainda menor, em torno de 10% do peso do aluno.

E algo muito interessante que um médico ortopedista comentou durante uma reportagem sobre o assunto no Jornal Hoje da Globo, é que a melhor solução seria se essa grande quantidade de livros ficasse na escola e que as crianças transportasse o mínimo possível de peso.

Uma vez que segundo estudo a maioria dos adultos que possuem algum tipo de problema na coluna é resultado de carregar muito peso quando crianças, o que serve de alerta para os pais, que independente da aprovação dessa lei que limita o peso das mochilas seja aprovada no Senado, é que monitorem a quantidade de peso que seus filhos carregam diariamente para a escola, e ficar atendo as queixas de seu filhos para evitar possíveis problemas nas costas.

Ainda sobre o assunto, segue algumas dicas interessantes que podem ajudar a diminuir o peso das mochila das crianças.

– Material necessário: Acompanhe as disciplinas que seu filho terá no dias da semana, pois é comum muitas crianças levarem material como livros que nem utilizaram no dia, e muitas vezes por preguiça ou desatenção mesmo acabam carregando todo esse peso desnecessariamente.

– Mochilas de rodinha: É importante também preferir as mochilas que tem suporte com rodinhas, pois assim você diminui o peso sobre a coluna das crianças.

– Atenção na compra: Leia o artigos cuidados na compra de mochilas, e confira mais dicas interessantes.

Bem, é isso pessoal, e lembrem-se é sempre importante prevenir sempre, e a prevenção neste caso é fundamental para evitar futuros problemas de saúde, principalmente na coluna dessas crianças.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *