Ligar um aparelho de voltagem 220v em rede 110v queima?

Aprenda um pouco mais sobre energia elétrica e a respeito das voltagens que cada aparelho possui.

Olá amigos, este post apesar de simples será de grande utilidade a todos aqueles que possuem dúvidas referente a voltagem de seus equipamentos eletro eletrônicos.

E um exemplo foi da minha prima que tem um secador de cabelos que funciona apena na voltagem 220 volts, ela queria saber se ela ligar este secador na voltagem de 110 volts o secador iria queimar.

E aproveitando o exemplo da minha prima, eu vou dar uma breve explicação a respeito da voltagens dos aparelhos.

Vamos lá!

– Primeiramente como saber qual a voltagem do meu aparelho:
Para descobrir a voltagem do seu aparelho é simples, basta verifica a descrição técnica no manual ou então na etiqueta que fica colada no aparelho, esta etiqueta geralmente fica próximo ao cabo de força.

Se lá estiver 110v ~ 220v, quer dizer que a seleção de voltagem do aparelho é automática ou seja, você pode liga-lo tanto em rede 110 volts ou em rede 220 volts que ele ira funcionar sem problemas.

Caso a seleção da voltagem seja manual, também é simples basta você selecionar a rede que irá usar 110v ou 220v, vale lembrar que o valor que estiver aparecendo será o valor que você selecionou, ou seja se ficar aparecendo 110 significa que a tensão suportada pelo aparelho que você selecionou é de 110 volts, neste caso se você por acaso acabar ligando este aparelho em uma rede 220v ele com toda certeza ira queimar.

As perguntas e dúvidas que são frequentes:

- Se eu ligar um aparelho com a chave em 110 volts em uma rede 220 volts ele ira queimar?
Com toda certeza ele irá queima, você nunca deve fazer esse tipo de teste.

- Se eu ligar um aparelho com tensão de 220 volts em uma rede de 110 volts ele ira queimar?
Se você ligar um aparelho com a chave seletora em 220v em uma rede 110v ele não irá queimar, porém também não ira funcionar, no entanto não é aconselhável ligar um aparelho 220v em uma tomada 110v visto que poderá forçar bastante o aparelho em questão e existe o risco de danifica-lo.

Este é um erro comum que acontece nos computadores novos, as pessoas acabam esquecendo de mudar a chave seletora pra 110v e ligam ele na rede 110 com a chave em 220v, em alguns casos o computador até liga porém quando vai carregar o Windows acaba reiniciando, devido a voltagem do computador estar em 220v e a rede eletrica ser 110 volts.

Para quem ainda tem alguma dúvida, segue um vídeo que fizemos fazendo explicando todas essas informações:

Bem amigos espero que essas dicas simples sobre voltagem possam esclarecer algumas de suas dúvidas, e caso alguma dúvida ainda persistir, fique a vontade em deixar seus comentários.



Navegue:
53 Comentários

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *