Limpar espelho de telescópio

|

Com o tempo o espelho que fica no interior do telescópio acaba acumulando bastante poeira e sujeira sendo necessário limpar o espelho para um melhor desempenho e esse processo pode ser facilmente realizado em casa.


É muito comum algumas pessoas acabarem se empolgando com um determinado assunto, comprarem equipamentos e depois de algum tempo abandonarem ou desistirem do assunto, e um exemplo bem claro são os telescópios, muitos acabam se empolgando com a possibilidade de “explorar” o universo, mas depois percebem que não basta simplesmente montar o aparelho e apontar para o céu, que é necessário estudo, paciência, etc, e com isso acabam deixando de lado um equipamento caro e interessante.

E no caso dos telescópios, com o tempo e por mais cuidado que se tenha com ele, é normal acumular sujeira no espelho que fica instalado no fundo dele, e como você deve saber, um espelho sujo não irá conseguir refletir luz, logo você não conseguirá observar as estrelas no céu, com isso se faz necessário uma limpeza.

E é neste ponto que muitas pessoas tem dúvidas, afinal como limpar o espelho do telescópio?

Atualmente existem produtos específicos destinados para esse fim, porém nem sempre são facilmente encontrados em qualquer cidade, e podem ter um alto custo, desta forma a melhor alternativa é utilizar os recursos que possui em casa mesmo, que no caso é: Água limpa, detergente neutro e algodão.

Como fazer a limpeza

Em uma bacia de plástico coloque uma quantidade razoável de detergente neutro e água limpa, mergulhe o espelho do telescópio na água, molhe o algodão na água com detergente e aplique o mesmo sobre o espelho realizando movimentos leves para remover toda a sujeira.

Lembre-se sempre, de ir virando o algodão para que a sujeira que ficará presa no mesmo não venha a riscar o espelho.

Uma vez terminada a limpeza, remova todo e qualquer resíduo de detergente que possa ficar sobre o espelho utilizando água corrente de uma torneira.

Por fim deixe o espelho do telescópio secar naturalmente em temperatura ambiente.

Álcool isopropílico

O Álcool isopropílico por não possuir água, é muito utilizado na limpeza de placas e circuitos eletrônicos, pois ele evapora por completo, se você tiver ele em casa no final da limpeza, pode realizar um enxague com o álcool isopropílico, caso queira compra-lo, ele é facilmente encontrado em lojas de manutenção de produtos eletrônicos e custa bem pouco.

Tem duvidas? Assista o vídeo abaixo, onde é mostrado a limpeza do espelho do telescópio utilizando as informações que mostramos acima.

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado das dicas e informações, e claro, não deixem de enviar seus comentários no campo abaixo.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *