Linux vantagens e desvantagens

|

Existem muitos debates a respeito de qual melhor sistema operacional, nesta matéria relacionamos algumas das vantagens e desvantagens do Linux.


Após ler o artigo Linux Motivos para não usar , resolvi escrever um pouquinho também sobre o tema, afinal gosto muito de estudar e debater assuntos relacionados a tecnologia principalmente quando se trata de computadores e sistemas operacionais.

pinguin do linux
Primeiramente gostaria de deixar claro que o que vou escrever e comentar se trata de uma opinião minha das vantagens e desvantagens que eu vejo em usar ou não o Linux, afinal sempre dizem que futebol, religião e política não se discutem, eu adicionaria mais um ítem nessa frase que ficaria da seguinte maneira: ” Futebol, religião, política e sistemas operacionais não se discutem”, afinal cada um vai ter sempre uma opinião diferente, pois cada caso é um caso.

Mas eu vejo o linux das seguintes maneiras:

Primeira: Rodando para usuário final, como estação de trabalho;
Segunda rodando como servidor de aplicação, impressora, web entre outros.

Eu sinceramente não acretido que o Linux a curto prazo seja adotado por grandes empresas como estações de trabalho, pois nesse caso as desvantagens seriam maiores do que as vantagens, para começar faça um teste onde você trabalha, pergunta para os usuários de microcomputadores quem sabe usar o Linux, você irá se surpreender com o resultado, você irá constatar que certa de 80% dessas pessoas nunca se quer tiveram algum tipo de contato com o sistema operacional do pinguim.

Assim como a dificuldades dos usuários em utilizar o Linux, a manutenção instalação de sistemas e administração das estações seria mais complexa iria querer mão de obra mais qualificada e conseqüentemente mais cara, resumindo nesse caso é mais barato pagar as licenças do bom e velho windows XP.

Eu já vejo como uma vantagem usar o Linux como servidores, porém para pequenas e médias empresas que não possuem recursos e orçamento para ter em suas redes servidores 2000/2003.

Uma vez configurado corretamente os servidores em plataforma Linux são estáveis, não exigem grandes recursos de hardware e não existe a necessidade de pagar pela licença.

Linux vs Windows

Inúmeros artigos e comparações já foram realizadas sobre essas duas plataformas(Linux,Windows), porém o que me motivou a escrever um pouquinho sobre o assunto foi o lançamento da nova versão do Windows(Vista), e a pergunta de uma pessoa leiga sobre o assunto, que foi a seguinte: “Sendo o Linux gratuito(não precisa de licença para a utilização), porque grande corporações não migram todos os seus servidores e estações para o linux ?”.
linux_vs_windows.jpg
A pergunta me fez lembrar que algum tempo atrás eu ja tinha pensado sobre o assunto, e resolvi pesquisar e conversar com outras pessoas sobre o assunto, e obtive respostas semelhantes, onde verificamos uma certa “liberdade” por parte da Microsoft quanto a utilização de Windows pirata(sem licensa) em residências, ou você já viu algum usuário residencial sendo multado por estar utilizando um Windows pirata? Ou melhor você conhece quantas pessoas que utilizam o Windows registrado certinho em suas casas?

Com essas informações, parece que essa “liberdade” oferecida aos usuários domésticos é um trunfo da Microsoft perante o Linux, pois assim as pessoas utilizam “desde sempre” o Windows, e quando chegam em uma empresa já estão treinadas e acostumadas com o S.O., o que facilita a integração desse novo funcionário na empresa.

Por isso grandes corporações preferem pagar as licenças do Software do que ter treinar seus funcionário, devido a relação custo x benefício. Enfim são hipóteses.

No entanto com o lançamento de uma nova versão do Windows onde requer recursos de hardware consideráveis, incentivos do governo ao software livre, computadores populares e interfaces cada dia mais amigáveis no Linux, todos esses fatores poderão mudar a curto/médio prazo o cenário atual. E nós pobres mortais temos que esperar para saber o que irá acontecer, ou teremos que comprar um PC mais “parrudo” para rodar o novo Windows Vista, ou teremos que ter paciência(para os que não tem) para aprender a utilizar(caso já não utilizem) o Linux.

Enfim poderíamos ficar horas e horas discutindo a respeito de usar ou não usar Linux, porém não chegaríamos a qualquer consenso!

Mas deixo aberto esse post para você escrever suas e comentar sua experiência com o Linux, seus casos de sucesso e fracasso, afinal trocar idéias e experiências ajuda todos nós a crescer!



Navegue:
11 Comentários

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *