Melhoria ou não? Conta de telefone fixo – Mudança da tarifação de pulsos para minutos.

|



A maneira que as contas de telefone fixo serão tarifadas irá mudar de pulsos para minutos, saiba um pouco mais sobre essas novas regras.


E agora? As regras de telefonia fixa no Brasil esta mudando da forma de pulsos para minutos, mas será que essa mudança irá melhorar e baixar o gasto no final do mês? Ou seria mais uma modificação que não irá melhorar em nada para a população?
Bem com essa mudança de pulsos para minutos algo temos que concordar, quem utiliza internet discada deve desistir da idéia e comprar logo um plano de internet banda larga.

Segue abaixo informações sobre toda essa mudança:

Telefone fixo – Tarifação por minuto.
De acordo com as novas leis, a tarifa de cobrança das ligações locais de telefones fixos no Brasil, exceto em algumas regiões, serão cobradas por minutos e não mais por pulsos, como vinham sendo realizadas.
A maioria dos usuários estão anciosos e ainda não sabem se essa mudança irá aumentar sua conta mensal.
Somente após alguns meses de utilização do novo sistema é que cada usuário poderá ter uma noção mais exata do seu perfil.

Alguns esclarecimentos :
As novas regras alteram apenas a tarifação das ligações locais de um telefone fixo para outro fixo. A partir da implantação da nova forma de tarifação, toda ligação local será tarifada em minutos.

As ligações interurbanas e internacionais originadas em telefones fixos, independente do tipo de terminal de destino (fixo ou celular), já são medidas e faturadas em minuto e continuarão da mesma forma.

As prestadoras têm obrigação de implantar a nova forma de tarifação
no período estabelecido pela Anatel, de 1° de março a 31 de julho de 2007.

Na implantação da nova forma de tarifação serão oferecidos obrigatoriamente dois planos: o Plano Básico e o Plano Alternativo de Serviço de Oferta Obrigatória (PASOO). As prestadoras poderão oferecer outros planos alternativos em minutos.
O usuário deverá optar pelo Plano Básico ou Plano Alternativo de Serviços de Oferta Obrigatória (PASOO), ou ainda migrar para qualquer outro plano alternativo em minutos oferecido pela prestadora. Caso o usuário não opte por nenhum plano em minutos, será enquadrado automaticamente no Plano Básico.

O usuário poderá mudar do Plano Básico para o Plano Alternativo de Serviços de Oferta Obrigatória (PASOO), ou vice-versa, a qualquer momento, sem ônus.

Como regra geral, o usuário que não fizer opção será migrado para o Plano Básico em minutos. Se o usuário já for assinante de um plano alternativo por minuto, e não fizer outra opção, permanecerá no plano em que está.

As regras de tarifação para os planos obrigatórios variam de acordo com o horário e o plano escolhido conforme abaixo:

Horário Normal
Plano Básico de Minutos: Cobra-se um mínimo de 30 segundos, e o tempo de utilização adicional é tarifado a cada 6 segundos. Somente serão tarifadas as chamadas com duração superior a 3 segundos.
Plano Alternativo de Serviços de Oferta Obrigatória (PASOO): Cobra-se uma Tarifa de Completamento de Chamada, além do tempo de utilização, que é tarifado a cada 6 segundos. A tarifa de completamento equivale ao valor de 4 minutos.

Horário Reduzido
Plano Básico de Minutos: Cobra-se um Valor por Chamada Atendida (VCA), equivalente ao valor de 02 minutos, por chamada completada, independente do tempo de utilização.
PASOO: Cobra-se uma Tarifa de Completamento de Chamada, equivalente a 4 minutos, por chamada completada, independente do tempo de utilização.

Os horários de tarifação reduzida são:
. Segunda a sexta-feira : 0h às 6h.
. Sábados : 0h às 6h e das 14h às 24h.
. Domingos e Feriados Nacionais : 0h às 24h.

No Plano Básico, o assinante da classe residencial terá direito a franquia de 200 minutos. Assinantes da classe não-residencial e tronco terão franquia de 150 minutos.

No Plano Alternativo de Serviços de Oferta Obrigatória (PASOO), a franquia é de 400 minutos para os usuários residenciais e de 360 minutos para os não-residenciais.

No Plano Alternativo de Serviços de Oferta Obrigatória (PASOO), além dos minutos efetivamente utilizados, serão descontados da franquia 04 minutos correspondentes à Tarifa de Completamento de Chamada por cada ligação completada.

De um modo geral, para quem utiliza a Internet discada em horário normal e faz ligações com duração acima de 3 minutos, o Plano Alternativo de Serviços de Oferta Obrigatória (PASOO) é mais vantajoso.

Para quem utiliza o telefone para chamadas inferiores a 3 minutos, o Plano Básico é o melhor.

Não haverá mudanças na cobrança da assinatura básica. Ela continuará sendo cobrada normalmente.

As chamadas para os serviços públicos de emergência ( bombeiro, polícia, etc ) continuarão sendo gratuitas.




Navegue:
Um comentário

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *