Micro SD-Recuperar pen drive com formato raw

|

Devido a erros e problemas o sistema de arquivos de um pen drive ou micro sd pode ficar no formato raw mas ainda assim é possível formatar q fazer ele voltar a funcionar normalmente.


Antes de mais nada, vale ressaltar que as dicas desse tutorial, servem para que você possa fazer o seu pen driver ou cartão micro sd voltar a funcionar, e esse processo que iremos demonstrar de recuperação irá formatar e apagar todos os dados existente no mesmo, ou seja, você aprenderá aqui como ter o seu cartão micro sd ou pen drive funcional novamente, e não como recuperar os arquivos existentes nele.

Formatar pen drive sistema de arquivo raw

Por algum motivo ou erro de leitura, o pen drive ou micro sd acaba perdendo a partição, e o windows nem se quer reconhecia mais o equipamento, tanto é que ao tentar acessar ele recebia a seguinte mensagem: “Insira um disco na unidade F:”, no meu caso é a F no seu pode ser D, E, G etc.

Porém ao clicar com o botão direito do mouse, e ir em “propriedades”, verifiquei que o sistema de arquivos do pen drive estava no formato raw, conforme imagem abaixo, e infelizmente não conseguia formatar o pen driver pelo windows uma vez que o sistema operacional não estava identificando ele.
raw-system-file

Solução

Depois de muita pesquisa e tentativas frustradas finalmente consegui encontrar um programa que ajudou a resolver esse problema e recuperou meu pen drive, que foi o SmartDiks_fat32_tolls, que você pode baixar aqui, ele esta compactado(.zip), basta descompactar ele e executar, deixando conectado na porta usb o pen drive com problemas, então o programa irá identificar o seu pen drive, conforme imagem abaixo:
raw-system-file2

Agora basta clicar em formatar, para que o software inicie o processo no seu pendrive.

Importante!Tire qualquer outro pen drive ou cartão sd conectado no seu computador para evitar confusões e deixe somente o que está com problema, lembre-se esse processo irá apagar todas as informações existentes no equipamento, por isso esteja ciente disso e utilize por sua conta e risco!

O processo geralmente é rápido podendo demorar um pouco mais de tempo em caso de unidades de tamanho maior, terminado o processo o computador deve reconhecer normalmente o seu pen ou cartão micro sd.

Disco na unidade F não formatado deseja formatar agora?

disco-nao-formatado Caso após realizar o processo acima, ao tentar abrir a unidade correspondente ao seu pen drive ou cartão micro sd receba esse tipo de mensagem, repita o processo, ou seja, formate novamente a unidade em questão utilizando o programa citado, pois ao realizar novamente esse processo o pen drive seu voltará a funcionar normalmente e será reconhecido pelo sistema operacional(Windows).

Para quem ainda tem dúvidas ou dificuldades, confira no vídeo abaixo um passo a passo de como corrigir os erros no PenDrive.

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado das dicas e que elas possam ter ajudado você a recuperar o seu pen drive que estava no formato raw e não era mais reconhecido pelo windows, dúvidas ou sugestões por favo deixem seus comentários. =)



Navegue:
34 Comentários

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *