Motivos para não dar esmolas para mendigos pedintes e crianças de rua

|

É comum ouvir relatos e até reportagens em que mostram casos de que uma pessoa pedindo esmola chega a ganhar mais que um trabalhador assalariado


Para quem vive em grande e médias cidades, é comum encontrar mendigos, pedintes e infelizmente até mesmo crianças pedindo esmolas, nas calçadas e esquinas.

Muitas pessoas acabam ficando com dó ou pena de ver a pessoa naquela situação e acabam dando algumas moedinhas de esmola.

Porém o ato de dar esmolas na minha opinião acaba prejudicando ainda mais a vida dessas pessoas, isso porque querendo ou não o dinheiro das esmolas acaba sendo um dinheiro fácil, e estas pessoas encontram nelas um modo de ganhar a vida, ou muitas vezes utilizam este dinheiro para a compra e consumo de drogas ou consumo de álcool.

No caso de dar esmolas para crianças é ainda pior, uma vez que acaba incentivando elas a continuar nas ruas, abrindo mão da sua infância e da sua educação, pois acabam deixando de ir para escola para aprender.

Sem contar os inúmeros impostos que pagamos todos os dias, e devemos assim sempre cobrar das autoridades atitudes e programas que possam melhorar a situação e condição de vida para essas pessoas que vivem nas ruas pedindo esmolas e estão sujeitos a inúmeros riscos, pois acredito que muitas delas não queriam estar nestas situações e gostariam de uma vida mais digna.

Quanto ganha por mês um mendigo

Quanto será que ganham mensalmente esses mendigos e pedintes, que passam o dia todo pedindo esmola nas ruas das grandes cidade?

Então, em uma esquina próximo ao apartamento onde eu moro, tem um semáfaro, e é possível encontrar praticamente todos os dias um homem de aproximadamente 35 anos, pedindo esmola ao carros que param no sinal vermelho.

E esses dias passando a pé por essa esquina este jovem pedinte perguntou se eu tinha alguma moeda para ele, eu como não tinha nada mesmo de trocado, comentei a ele que ficaria para a próxima, e aproveitando puxei papo com ele, perguntei se a muito tempo ele pedia esmolas, qual foi o motivo de ele estar na rua, etc e tal, e nesta conversa eu perguntei a ele quanto ele conseguia ganhar por mês pedindo dinheiro na rua.

Foi então que ele me respondeu com toda a franqueza do mundo, que depende do mês e depende também de quantas horas ele “trabalha” por dia, mas segundo ele é possível tirar aproximadamente R$ 500,00 por mês, somente pedindo esmola no semáfaro.

Exatamente isso que você esta lendo, R$500,00 mensais, somente pedindo algumas moedinhas, na minha opinião é bastante dinheiro, uma vez que tem muita pessoa formada que ganha mais ou menos isso para trabalhar 8 horas por dia.

Podemos concluir o seguinte, ou são os pedintes que ganham muito, as pessoas que dão muita esmola, ou o assalariado trabalhador brasileiro que ganha muito pouco mesmo.

Com qual alternativa você fica?

Bem, esses são alguns dos motivos que eu não dou esmola nas ruas!



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *