Mudanças nas regras da poupança

|

Para conter a fuga de investimentos de fundos e títulos do governo para a poupança foram criadas novas regras para remuneração da Poupança em 2012


Estava lendo algumas noticias a dias atrás sobre possíveis mudanças nas regras da famosa caderneta de poupança, e hoje novamente esta estampado nos mais diversos site de economia que o Presidente Lula irá discutir com o governo para realizar mudanças nas regras da poupança.

Essas mudanças se fazem necessário devido a queda da taxa básica de juro, a famosa SELIC, fazendo que os investidores que aplicando em fundos de Renda Fixa acabem migrando para a poupança devido a maior lucratividade, o que conseqüentemente diminuiria o volume de recursos para financiamento no país.

Acredito que o Governo esteja certo em rever as regra da poupança, pois ela deve continuar sendo atrativa e interessante para os poupadores, e deve preservar esse direito dos trabalhadores assalariados que buscam na poupança um “porto seguro” para guardar suas economias.

E resta agora aguardar, para saber quais e como serão essas novas regras e mudanças que o governo planeja para a caderneta de poupança, e como comentei anteriormente, vamos torcer para que essas mudanças beneficiem o trabalhador e poupador brasileiro.

Novas regras poupança 2012

Como todos sabem, durante o mandato do presidente Lula não ocorreu nenhuma mudança nas regras da poupança, porém no mês de maio de 2012, durante o mandato da Presidenta Dilma, ouve algumas mudanças, pelos motivos que já explicamos acima, abaixo segue uma explicação breve e simples de como ficou a rentabilidade da poupança com essas novas regras:

Aplicações feitas até 03/05/2012
Nada muda, continua:

Rendimento fixo de 6,17% ao ano + TR

Nova Regra, depósitos apartir de 04/05/2012:
Se a taxa Selic estiver maior que 8,5% ao ano:
– Rendimento fixo de 6,17 ao ano mais TR;

Se a taxa Selic for de 8,5% ano ou menos :
– Rendimento passa a ser de 70% da Selic + TR;



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *