Multa por jogar lixo na rua Rio de Janeiro

|

Visando diminuir a quantidade de lixo jogado no chão, o programa lixo zero do Rio de Janeiro estipula multas para quem jogar lixo nas ruas, a lei já é fiscalizada e já gerou inúmeras multas.


Ao andar pelas ruas de qualquer cidade brasileira percebe-se a quantidade de lixo existentes nas ruas e calçadas, que vão desde uma “simples” bituca de cigarro, embalagens de balas, chicletes, salgadinhos, latas de refrigerante, e até mesmo lixo doméstico, que muitas pessoas insistem em deixar no lugar errado.

E para tentar colocar em ordem essa desordem toda, a prefeitura do Rio de Janeiro, tomou uma medida bastante radical, que é multar os “porcalhões” que jogam lixo no chão.

E as multas por jogar lixo nas ruas do Rio de Janeiro são bem salgadas, e veriam de 157 reais e podem chegar até 3 mil reais.

A lei que já esta em vigor e conta com forte fiscalização no Centro do Rio de Janeiro também começara a valer para Copacabana a partir desta terça-feira dia 3 de setembro de 2013.

Ou seja, a pessoa que for pega jogando lixo nas ruas ou nas areias de Copacabana, será punida com multa!

Punição é a melhor educação?

A medida de multa quem joga lixo fora da lixeira tem dado o que falar, muitas pessoas acreditam que isso é questão de educação e que primeiro as pessoas deveriam ser educadas e só depois multadas.

Por outro lado, é totalmente errado jogar lixo no chão, e mesmo com campanhas de conscientização, dos males que os lixos colocados em locais errados causam, principalmente em tempos de enchente, muitas pessoas acham muito fácil dispensar aquela embalagem em qualquer lugar, do que simplesmente chegar até uma lata de lixo para lá deixar essa embalagem.

E uma frase bem interessante que ouvi recentemente de um cidadão que foi perguntado justamente a respeito do assunto, ele disse: “Se não vai com amor vai com a dor”.

Ou seja, se o cidadão mesmo sabendo que é errado jogar lixo no chão, continua a repetir esse ato, mesmo com campanhas de conscientização, só resta mesmo a aplicação de penas como a multa, pois assim sentirá no bolso, e essa “dor” com certeza nunca mais irá esquecer e toda vez irá lembrar que lugar de lixo é no lixo, não nas ruas, calçadas ou areias.

Segundo informações divulgadas recentemente com o program “Lixo Zero”, a incidência de lixo nas ruas do Centro do Rio de Janeiro já tiveram uma boa diminuição, isso que dizer que com a fiscalização e a aplicação de multas, as pessoas estão pensando duas vezes antes de lançar qualquer tipo de lixo no chão do Rio de Janeiro.

E você amigo e amiga, o que acha dessa lei que multa quem joga lixo no chão? Acha válido ? Como é essa questão na sua cidade, as pessoas jogam muito lixo nas ruas? Aproveite o espaço dos comentários e deixe seu opinião.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *