Nginx location get parameters e url amigáveis

|

Nginx é um servidor de páginas web que cresce a cada dia, nesse artigo vamos explicar um pouco a respeito de com ativar e deixar funcional os parâmetros get, juntamente com url amigáveis.


Recentemente comecei a utilizar o Nginx, e como ele é um pouco diferente do Apache, sempre surgem inúmeras dúvidas e também problemas quando se esta montando um servidor com o Nginx pela primeira vez, ainda mais quando você esta implantando uma ferramenta que necessita de diversos recursos e fuja um pouco do padrão do que as pessoas geralmente utilizam.

Em minha aplicação, baseada no wordpress, eu necessitava que as url’s fossem amigáveis, e além disso necessitava “pegar” uma informação que era passada via “get”, nessa url, por exemplo www.nomedosite.com/nome-da-pagina/?i=variavel , porém o Ngix simplesmente não reconhecia esse parâmetro no final da URL, e depois de muita procura em foruns internacionais, testes e verificação da documentação, enfim encontrei a solução, que é essa que vou apresentar na sequencia.
nginx
– Primeiro passo:
Acesse o arquivo de configuração de hosts do seu Nginx:
#nano /etc/nginx/sites-available/default

– Segundo passo:
Encontre o bloco:
location / {
try_files $uri $uri/ /index.php;

}

– Terceiro passo:
Adicione ?$query_string no final da linha try_files, ou seja, deixe o bloco assim:

location / {
try_files $uri $uri/ /index.php?$query_string;

}

Pronto! Feito isso seu servidor com Nginx irá funcionar normalmente agora utilizando URL’s amigáveis e reconhecendo os parâmetros GET’s que são passados na URl sem problemas.

É isso pessoal, espero que tenham gostado das dicas aqui deixadas e que elas possam ajudar na configuração do seu servidor Nginx.



Navegue:
Um comentário

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *