O que é blue-ray E qual o futuro do DVD?

A tecnologia de mídias tem evoluindo rapidamente das antigas fitas k7 para os cd’s e dvd’s que segundo especialistas em breve perderá o espaço para as mídias do tipo blue-ray.

É impressionante como a tecnologia evolui a cada dia que passa, principalmente na área da informática, como dizem se os carros evoluíssem assim como os computadores, com toda certeza eles já estariam voando por toda a parte.

E algo que evoluiu bastante na área da tecnologia são os meios de armazenamento, os disquetes que conviveram com todos nós em um passado bastante recente já praticamente não existem mais, uma prova disso são os novos computadores, que nem se quer trazem o driver de disquete.

Após os disquetes vieram as mídias de CD, após chegaram os DVD’s com capacidades acima de 4 Gb, e atualmente esta sendo muito comentado sobre o blue-ray, e muitas pessoas quando ouvem o comercial de algum produto eletrônico que permite utilizar o disco de blue-ray acaba se perguntando, mas o que blue-ray?

E para tirar a sua dúvida e de muitos outros visitantes do TudoLink, resolvi pesquisar um pouco(muito pouco diga-se de passagem) a respeito do que seriam os discos de blue-ray.

E segundo a wikipédia:

Blu-ray, também conhecido como BD (de Blu-ray Disc) é um formato de disco óptico da nova geração de 12 cm de diâmetro (igual ao CD e ao DVD) para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade.

É o sucessor do DVD e capaz de armazenar filmes até 1080p Full HD de até 4 horas sem perdas. Requer obviamente uma TV de alta definição (Plasma ou LCD) para exibir todo seu potencial e justificar a troca do DVD.

E quando a capacidade do blue-ray, ela é a seguinte:

- 23.3 / 25 / 27 GB (Camada Única)
– 46.6 / 50 / 54 GB (Camada Dupla)

Realmente muito interessante esse tal de blue-ray, que veio para “substituir” os tradicionais e conhecidos DVD’s.

No entanto acredito que a utilização do blue-ray deva crescer significativamente nos próximos anos, e acredito também que os conhecidos e populares DVD’sw de hoje ainda terão diversos e anos de vida. ;-)



Navegue:
12 Comentários

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *