O que é escambo?

Depois da invenção do dinheiro a troca de produtos e mercadorias ficou facilitada porém é possível constatar o velho escambo nos dias atuais.



No último final de semana estava visitando alguns tios, e meu priminho de dez anos que estava fazendo um trabalho de escola, veio me perguntar o que é escambo, e como ele poderia explicar isso de forma simples e fácil de entender em seu trabalho de escola.

E eu como sou um primo bom e atencioso tentei explicar a ele o que significa a palavra e escambo, e aproveitando criei esse post aqui para ajudar a todos que por ventura tenha a mesma dúvida.

O que é escambo?

A palavra escambo é utilizada quando existe uma troca de mercadorias ou serviços entre as partes envolvidas sem a utilização do dinheiro.

Essa pratica era muito comum no Brasil colônia, principalmente na exploração do pau-brasil, onde os portugueses davam espelhos, chocalhos, pentes, etc aos indígenas, estes por sua vez deveriam cortar as árvores de pau-brasil e carregar os troncos até as caravelas portuguesas.

Um outro exemplo de escambo seria por exemplo você trocar o seu computador por uma tv, ou trocar a sua geladeira por um ar condicionado, esse tipo de troca em muitos lugares do Brasil é conhecido como o popular “rolo”… Mas ajuda a entender o que é o escambo.

Exemplo de escambo

O Dinheiro

O dinheiro(moeda), surgiu então para facilitar essas trocas, pois com o dinheiro é muito mais fácil comprar/adquirir o que você precisa, do que fazer a troca pelo produto que você tem por outro que você quer.

Bem agora que você já sabe o que é o escambo, me responda: Você já vez escambo alguma vez?

Com toda a certeza fez(nem que seja a troca de lanche na hora do recreio na infância), deixe seu comentário de como foi o escambo que você realizou e qual foram as trocas.



Navegue:
29 Comentários

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *