O que é hemorróida ?

Grande parte da população sobre de hemorroidas, porem devido ao preconceito ou a falta de informações muitas pessoas acabam não procurando ajuda médica para este problema.

Esses dias atrás estava eu ouvindo o programa do Pânico na rádio jovem Pan, bem neste momento o pessoal estava pagando do Carioca, e chamando ele de hemorróida, pois segundo comentários do próprio pessoal do pânico o Carioca sofreria desse mal.

Mas enfim, neste momento um priminho meu de 10 anos perguntou: “Duda o que é hemorróida?”, foi nesse momento que me senti perturbado, afinal como eu poderia explicaria a ele o que seria a tal hemorróida, foi ai que eu desconversei e mudei de conversa, afinal não saberia como explicar para uma criança de 10 anos o que seria a tal da hemorróida.

Mas aqui na internet e para pessoas que buscam o conhecimento as coisas ficam mais fáceis.

Segundo a wikipédia, hemorróida é:
Hemorróida (do grego antigo αἱμορροΐς, composto de αἷμα “sangue” e ῥέω ““escorrer”) é uma estrutura anatômica normal, o conjunto dos plexos venosos anorretais, que são responsáveis por proteger o canal anal, ajudar a manter a continência fecal e realizar drenagem venosa da região.

Chamamos de doença hemorroidária a dilatação dessas veias, acompanhadas ou não de inflamação, hemorragia ou trombose das mesmas. Estima-se que a incidência de hemorróidas na população geral seja inferior a 5%. A principal queixa relacionada à doença hemorroidária é o sangramento ocasional, ao redor das fezes, de sangue “vivo”, com a presença ou não de mamilo observado à palpação. A presença de dor à evacuação é mais característica de fissura ou abscesso, mas também pode ocorrer na doença hemorroidária se houver inflamação ou trombose venosa.

É importante que as pessoas que sofram desse mal e tenham alguns sintomas relacionado a hemorroidas que busquem ajuda médica, pois na maioria dos casos o tratamento é simples e rápido.



Navegue:
262 Comentários