O que é Lip Dub

|

“Lip Dub” é a abreviação para a expressão em inglês “lip dubbing” que em português se traduziria como “dublagem labial”. Essa expressão dá nome a pequenas filmagens caseiras, e sem grandes efeitos visuais ou edições, em que as pessoas dublam uma música. O mais interessante nesses vídeos é que as pessoas se mobilizam e se preparam para trabalhar em conjunto, sem visar um fim lucrativo, tendo como único objetivo a diversão.

Os “Lip dub’s” mais conhecidos e mais divertidos que proliferam na internet, principalmente com o YouTube, são aqueles de uma única tomada. Ao mesmo tempo em que as pessoas fazem a dublagem da musica a camera de filmagem vai caminhando por um determinado estabelecimento, apresentando as instalações do lugar.

Os mais exemplos mais comuns são os “Lip dubs” de universidades ou instituições de ensino. Tanto que existe um site que visa dar apoio e orientações àqueles que tenham vontade de fazer um Lip Dub em sua instituição. O nome do site é “University Lipdub”, e lá podem ser encontrados dicas, exemplos, a história do projeto, entre outras informações valiosas para quem tem intenção de “brincar” de “Lip dub”.

Quase toda a universidade européia já tem na internet o “Lip dub” das suas instalações. No Brasil já foi feito um para apresentar a Puc Paraná, localizada em Curitiba. Nesse “Lip dub” a musica de base foi “Livin la Vida Loca” do cantor Ricky Martin. Participaram voluntariamente da produção 38 alunos, principalmente do curso de comunicação da PUC-PR e mais três professores.

Outras instituições de ensino do Brasil também fizeram seus respectivos “Lip Dub’s”, tais como a turma 2º semestre de 2009 da ESPM, a UNILESTE de Minas Gerais, a Faculdade de Comunicação da UNICAMP, situada em Campo Limpo, no estado de São Paulo.

Os “Lip Dub’s” são produções independentes que conseguem colocar uma comunidade inteira em contato para trabalhar em conjunto. Além de apresentaram as instalações de um lugar, são produções muito divertidas. Se a sua Universidade ainda não tem um “Lip dub” entre em contato com pessoas que teriam interesse e comece a organizar, certamente será uma experiência única e memorável.

Bem, agora você já sabe um pouco mais sobre o LipDub no Brasil e o que é o LipDub!



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *