O que é UART-Receptor-transmissor assíncrono universal

|

Aprenda neste artigo um pouco mais sobre UART, seus serviços e funcionalidades uma ótima matéria para quem é estudante de tecnologia da informação.


Seguindo com com mais um trabalho que eu encontrei em meu computador da época de faculdade, este pequeno trabalho também é de 2005, e nele foi feito um pequeno resumo do que é UART.

O que é UART?

Pronunciado u-art, e abreviatura para universal asynchronous receiver-transmitter (receptor-transmissor assíncrono universal), o UART é um componente de computador que trata da comunicação seria assíncrona. Cada computador possui um UART para gerenciar as portas seriais, e alguns modens internos têm os seus próprios UART.

Assim como os modens tornaram-se cada vez mais rápidos, os UART não, devido a grande e detalhada transmissão de dados. Se você está adquirindo um rápido modem externo, fique certo de que o UART pode cuidar da máxima taxa de transmissão do modem. O novo UART 16550 contém um buffer de 16 bytes, permitindo a ele suportar uma taxa de transmissão mais alta que do velho UART 8250.

Quais os serviços oferecidos pela INT 14?

INT 14 – Controle da porta serial

Serviços Registradores Comentários Registradores
AH de entrada de saída
0 AL, DX Inicializar porta serial AX
1 AL, DX Enviar caractere para porta serial AX
2 DX Receber caractere da porta serial AX
3 DX Obter estado da porta serial AX

Relacionar os registradores de dados e status das portas de comunicação.

Registradores de Dados
É através dos registradores de dados que a CPU envia e recebe os dados de um dispositivo. Uma leitura em um desses registradores é equivalente a receber um dado do dispositivo, já uma escrita corresponde ao envio de um dado.

• Zero Flag – Setado quando o resultado de alguma operação é Zero
• Carry/Borrow Flag -Utilizado em operações de soma e subtração, juntamente com operações de rotate e shift de bits.
• Half Carry/Borrow Flag -Leva em consideração somente um nibble do registrador(EX. Se o resultado da soma é maior do que 1 nibble este flag é ativado(set), senão é desativado(reset).
• Temporary Bit – Utilizado para armazenar valores das instruções BST e BLD usadas para passar um simples bit como parâmetro.

Registrador de Status – SREG

• Está localizado na área de I/O (registradores de I/O).

– Bit 7 – I : Global Interrupt Enable = o bit I setado habilita interrupções. Quando o bit I estiver zerado nenhuma interrupção será habilitada, independente das configurações de habilitações individuais.
– Bit 6 – T: Bit Copy Storage = utilizado pelas instruções de load e store bits (BLD e BST) como fonte e destino para o bit operado.
– Bit 5 – H: Half-Carry Flag = indica a ocorrência de um half-carry em alguma operação aritmética.
Bit 4 – S: S = N⊕V = Bit sinal
• Bit 3 – V:Complemento de Dois do flag de Overflow
• Bit 2 – N: Flag negativo
• Bit 1 – Z: Flag zero
• Bit 0 – C: Flag de carry.

O Registrador de Status não é automaticamente armazenado quando se entra ou retorna de uma rotina de interrupção, isto deve ser visto por software.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *