O que fazer quando da caimbra

|

Ninguém esta livre dela, até mesmo atletas profissionais e de alto rendimento podem sofrem com cãibras, saiba uma pouco mais a respeito delas e aprenda como evita-las.


Com certeza absoluta em algum momento da sua vida você já sentiu câimbras(Cãibra), elas podem aparecer em diversos lugares, dos mais comuns como como nas pernas(especialmente panturrilhas e coxas), pés e mãos, mas as câimbras também podem surgir em locais menos comuns como no pescoço e abdômen por exemplo e em todos os casos são extremamente doloridas e desconfortáveis.

As câimbras podem ser causadas por diversos fatores, entre os mais comuns estão relacionada a atividade física intensa, onde o músculo em questão sofre ou sofreu grande esforço, sendo mais comum em pessoas sedentárias que praticam pouca atividade física, uma vez que os músculos não estão acostumados a certos níveis de esforços.

Além da questão do esforço físico as câimbras podem ser causadas por inúmeros outros fatores, como baixa hidratação, gravidez e alcoolismo, podendo inclusive ser sintoma de algumas doenças como diabetes por exemplo ou então deficiência de vitaminas do complexo B, por isso é importante estar atento, e caso você sofra de câimbras frequentes é interessante consultar um médico para que ele possa estar fazendo diagnostico do que esta acontecendo contigo.

Mas voltando a relação das câimbras com a atividade física, se você iniciou uma atividade física recentemente, como natação ou academia, e vem sentindo câimbras frequentes, vamos trazer algumas dicas para você evitar elas e o que fazer caso elas aconteçam.

Dicas para evitar câimbras

– Praticar alguma atividade física regularmente: Como sabemos uma pessoa sedentária, tem mais chances de sofrer com câimbras que uma pessoa ativa, por isso é fundamental mexer-se regularmente, no mínimo três vezes por semana.

– Alongar sempre: Isso é fundamental para evitar câimbras, porém muitas pessoas, geralmente por preguiça, acabam não se alongando antes de começar uma atividade física, e nestes casos as chances de acabar tendo câimbra são maiores.

É importante lembrar ainda que o alongamento deve ser feito não somente antes de iniciar uma atividade, mas também no final.

– Hidratação: Uma das causas das câimbras é a concentração do ácido láctico nos músculos, e uma boa hidratação pode ajudar, por isso beba água e hidrate-se sempre.

Um sinal de que você precisa beber mais água pode aparecer na sua urina, caso ela possua uma cor escura e cheiro forte, significa que você precisa se hidratar melhor, ou seja, beber mais água durante o seu dia a dia.

– Alimentação: Alimentar-se com alimentos que possuem grande concentração de potássio também pode ajudar a evitar as temidas cãibras, a banana por exemplo é um ótima fonte de potássio.

Bem, essas são apenas algumas dicas que podem ajudar você a combater e evitar as cãibras.

Estou com caimbras e agora?

É importante sempre prevenir, mas caso você venha a ficar com cãibras em alguma parte do corpo, é importante manter sempre a calma e tentar alongar o músculo que esta com câimbras, é bastante dolorido, mas é importante tentar alongar para que a dor possa passar, no entanto caso não consiga peça ajuda a alguém que esteja por perto.

Basta lembrar dos jogos de futebol, onde é muito comum geralmente no final de grandes jogos jogadores acabarem ficando com caimbras e sendo ajudados pelos seus companheiro de equipe com alongamento.

Espero que esse artigo possa ajudar a todos, e como já citado no inicio, caso as caimbras venham a ser frequentes e surjam sem motivo aparente, é fundamental buscar ajuda médica para investigar mais a fundo qual pode ser o seu problema.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *