O que ser quando crescer : Que profissão seguir ? Teste vocacional funciona ?

Um dos primeiros e maiores desafios de muitos jovens é saber que profissão escolher e os testes vocacionais podem ser aliados para tirar essas dúvidas.

Mas que momento mais difícil não é mesmo? Você não é mais criança, mas também ainda não é adulto, mas sim popularmente conhecido como adolescente, mas mesmo assim com 16, 17 ou no máximo 18 anos você já tem que decidir que profissão irá seguir durante toda a sua vida. E olha que uma vida toda é bastante tempo, então como realizar a escolha? Que critérios usar? Será que eu vou gostar disso ou daquilo? Se você se encontra “perdido” com tanta informação, não se preocupe, acredito que todas as pessoas nessa fase tem as mesmas dúvidas, medos e angustias algumas mais e outras menos.

Eu posso me considerar uma pessoa feliz nesse sentindo afinal sempre tinha em mente o que iria fazer o que eu gostava e o que não gostava e sempre tive apoio dos meus pais para tal.
Lembro da época de cursinho dos diversos testes vocacionais que eu realizava, porém sinceramente nada se enquadrava no que eu realmente gostava, deixando desta maneira minha cabeça ainda mais confusa.

No entanto diversos amigos que realizaram os testes vocacionais tiveram o resultado do teste vocacional semelhante ao do seu perfil.
Sendo assim surge a dúvida: Será que devemos nós basear de corpo e alma no resultado de testes vocacionais? Ou deveremos seguir nossa vontade própria e fazer o que o nosso coração manda e pede?

Acredito que acima de tudo temos que seguir uma profissão onde sejamos primeiramente felizes fazendo o que gostamos, afinal o sucesso profissional e financeiro é uma conseqüência do que fazemos de melhor e com amor.

E se você continua perturbado, com insônia pensando que curso prestar no vestibular e que carreira seguir, relaxa se dedica aos estudos e estude para o vestibular e você vai ver que quando menos esperar você saberá que carreira seguir naturalmente.

Quem já escolheu e percebeu que pode ter feito a escolha errada, não desanime afinal nunca é tarde para recomeçar, tem uma frase muito legal que eu li esses dias que é a seguinte: “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim !” .

Sucesso profissional, pessoal ou financeiro?

O momento de escolher a profissão é o mais difícil na vida da maioria das pessoas pois muitos fatores estão envolvidos principalmente quando a questão profissional e financeira não andam juntas.
Estava eu conversando com alguns amigos a respeito desse assunto dias atrás, se cada um estava na carreira e profissão que sempre sonhou quando criança, se era realmente isso que eles queriam.

E discutindo sobre esse tema, acabamos caindo em um outro assunto, se cada um tinha seguido a profissão atual, por vontade própria, o que os antigos chamavam de “dom”, e se simplesmente seguiram a profissão influenciados pelos país e pela profissão lhe trazer status e teoricamente um melhor sucesso financeiro.

As respostas das 5 pessoas que estavam conversando, entre elas 2 formados em direito , 1 em odontologia e outros 2 em computação foram um pouco distintas, os 2 formados em computação incluindo eu e uma pessoa formada em direito pensaram primeiramente no sucesso pessoal, afinal sempre gostaram dessa área e admitiram que o sucesso financeiro e profissional seria conseqüência do pessoal, pois desempenhando com vontade e competência as suas profissões o sucesso seria conseqüência.

Já o outro amigo formado em direito admitiu que na dúvida que ele tinha na época do vestibular, resolveu optar pelo curso de Direito que segundo ele poderia lhe trazer um sucesso financeiro melhor que demais profissões relacionadas ao perfil dele.

E o outro amigo formado em Odontologia afirmou que seguiu essa carreira, influenciado pelo pai que também é Dentista, que a princípio tinha outras vontades mas acabou acostumando com a idéia e agora se considera um profissional feliz e realizado.

Desta maneira resolvi publicar esse post para abrir uma discussão entre os leitores desse humilde Blog.

Podem responder as pessoas que já são formadas, que estão cursando a faculdade ou estão prestando vestibular e até mesmo as pessoas que futuramente iram realizar o concurso vestibular.

Sendo a questão que profissões, o que levou você a seguir a profissão atual? Ou o que levará você escolher sua futura profissão? (para quem ainda esta decidindo o que fazer da vida.. :-) ).

E você o que vai ser quando “crescer” ?

Este artigo esta fechado para novos comentários, então acesse o que ser quando crescer parte 2 e deixe seu comentário!


Navegue:
497 Comentários