Orações em polonês

|

Conheça um pouco mais de polonês e ouça algumas orações católicas, como Santo Anjo, Pai Nosso e Ave Maria nesse idioma, que mesmo com o passar dos anos é falado por inúmeros filhos de imigrantes aqui no Brasil.


Como sabemos o Brasil é um país que abrigou imigrantes de diversas partes do mundo, e entre eles estão os poloneses que vieram ao Brasil em grande quantidade, imigrando principalmente para os estados do Sul do Brasil como Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, principalmente devido ao clima que tem mais semelhança com o Europeu.

escudo-poloniaE junto deles trouxeram suas tradições, costumes e claro seu idioma, que é o polaco, que foi ensinado e passado de geração em geração, é comum ouvir relatos de filhos e netos de poloneses, que só foram aprender português na escola, visto que o idioma falado em casa era o polonês.

E até hoje muitos filhos, netos e descendentes de poloneses mantem a tradição e costume de falar em polaco em casa com familiares, idioma esse que é bastante difícil, uma vez que possui muitas consoantes e poucas vocais.

E sendo um país de maioria católico, trazemos na sequencia algumas das mais populares e conhecidas orações Católicas, que é o Santo Anjo, Pai Nosso e Ave Maria, porém rezadas em polonês, para aquelas pessoas que desejam lembrar de como reza em polaco, ou simplesmente saber como é o idioma, possam aprender um pouco mais.

Santo Anjo em polonês

Pai Nosso em polonês

Ave Maria em polonês

Espero que tenham gostado, especialmente se você é um descendente de polonês e busca saber e aprender mais a respeito desse povo que deixou seu país de origem para fugir das guerras, deixando na maioria dos casos parte da família, e veio a milhares de quilômetros buscar uma vida melhor.



Navegue:
2 Comentários

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *