Perigos do diagnostico de doenças pela internet e automedicação

|

Muitas pessoas tem o costume de buscar informações na internet a respeito de doenças e sintomas no entanto essa pratica pode ser perigosa para a saúde.


Com a popularização da internet e a cada dia mais acessível a todos, é comum as pessoas as pessoas utilizarem a internet para buscar informações sobre diagnostico de doenças e possíveis enfermidades que possa a ter.

Apesar de ser interessante saber mais e estar sempre informado certas doenças, é importante o usuário não querer substituir o médico pela internet, pois é muito fácil interpretar de forma errada muitas informações, e criar inúmeros “monstros” na sua cabeça, porque você leu algo na internet.

Por exemplo, você sofre de dores de cabeça, frequentes, ao procurar sobre o assunto na internet você pode acabar caindo em algum site que fala sobre o cancer, e você na paranóia pode acabar achando que esta com cancer na cabeça por exemplo, e com isso acaba ficando depressivo, e muitas vezes a sua dor de cabeça tem outros motivos totalmente diferentes do que você acha que tem por ter pesquisado na internet.

E isso é muito mais comum do que se imagina, pois ontem ao consultar um médico, comentei com ele sobre o fato de pesquisar muitas vezes a respeito de alguns sintomas de doenças, ele relatou que isso realmente é cada dia mais comum entre os seus pacientes, e comentou que alguns deles acabam colocando na cabeça que estão com algum tipo de doença grave, onde na verdade não estão, sendo necessários em alguns casos até mesmo auxilio psicológico, para o caso.

Sendo assim, se você é o tipo de pessoa que por qualquer motivo, procura um diagnostico para a sua possível doença na internet, tome cuidado, pois você pode criar em sua mente doenças que não existem, e isso pode fazer um grande mal a sua saúde.

Desta maneira, sempre que tiver qualquer dúvida a respeito da sua saúde, o melhor é consultar um médico, pois ele irá conversar e entender o seu problema, irá te examinar, solicitar exames, etc, e assim poderá definir qual o melhor tratamento para você, caso seja necessário.

Afinal é comum as pessoas fazerem um diagnostico errado lendo informações na internet, e muitas vezes acabam realizando a automedicação que como todos sabem trás grandes riscos a sua saúde.

Por isso lembre-se! A internet não substitui o médico nunca!



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *