Perigos do inverno

|

Além do frio intenso nessa estação do ano, o inverno trás inúmeros outros perigos no qual todos devem estar atentos.


As previsões de que o sul do Brasil seria o lugar mais frio do mundo nesta última semana de julho se confirmaram, as quedas de temperaturas bateram recordes, com grande precipitação de deve em diversas cidades e incidência de geada em vários estados, prejudicando diretamente a agricultura.

geada-brasilE o inverno esconde diversos perigos ocultos e não tão evidente que podem tornar-se verdadeiras tragédias.

Aquecimento em casa

Como a grande maioria dos lares não possuem sistema de aquecimento de calefação ou de ar-condicionado, com a queda da temperatura as pessoas fazem o que pode para se aquecer durante a noite para dormir mais confortavelmente e entre as soluções encontradas esta em aquecer água em bolsas de água quente, ou até mesmo aquecer tijolos e enrolar sobre toalhas.

Essas são soluções validas, desde que tome-se o devido cuidado para não acabar se queimando.

No entanto praticamente em todo inverno, ouvimos noticias de pessoas que acabam resolvendo aquecer o ambiente acendendo carvão, e isso em um ambiente pequeno e fechado é fatal, e as pessoas acabam perdendo a vida por asfixia, pela falta de oxigênio.

E um caso muito triste neste inverno de 2013 aconteceu no interior de São Paulo na cidade Guararapes onde na tentativa de improvisar um aquecedor no quarto, e possivelmente a queima do carvão consumiu todo o oxigênio do ambiente e o casal veio a falecer por asfixia causada pela intoxicação por monóxido de carbono, conforme matéria publicada no portal Terra.

Como vemos, quando o assunto é aquecer o ambiente em dias frios todo o cuidado é pouco, e jamais deve-se queimar carvão ou qualquer outro material em ambiente fechado, ainda mais quando se vai dormir, uma vez que a intoxicação pelo monóxido de carbono é muitas vezes imperceptível e quando a pessoa percebe já encontra-se sem forças para pedir socorro ou ajuda.

Estradas

No inverno as estradas também tornam-se ainda mais perigosas e trazem mais riscos ao condutores, com diversas condições adversas nas quais o condutor deve estar sempre atendo para evitar acidentes, como por exemplo:

– Neblina forte;
– Chuvas e/ou granizo;
– Gelo na pista pela manhã devidos a geadas;

Por isso é importante se possível evitar pegar estrada em certos horários, principalmente pela manhã onde a incidência de neblina ou até mesmo geada nos estados do sul deixam a visibilidade comprometida e a pista mais lisa e escorregadia, aumentando consideravelmente os riscos de acidentes.

E nessas condições o melhor a fazer é redobrar a atenção, dirigir com ainda mais cuidado e diminuir a velocidade.

Moradores de rua

Quando o frio chega, muitas vezes pensamos somente em nosso bem estar, e acabamos esquecendo daquelas pessoas menos privilegiadas, que não possuem um teto e vivem nas ruas.

E com temperaturas abaixo de 0 em algumas cidades, essas pessoas correm risco de vida se ficarem ao relento sem a devida proteção, e para eles o inverno é um perigo eminente.

Desta forma é sempre importante ajudar da forma que for possível, seja auxiliando essas pessoas a encontrarem vagas nos abrigos públicos ou então fornecendo cobertores e roupas para que estes possam enfrentar o frio e as baixas temperaturas durante a madrugada.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *