Pessoa Física-Quem deve declarar imposto de renda 2013

|

A Receita Federal começa receber a partir do dia 01 de março as declarações de imposto de renda de pessoa física, o prazo para declaração vai até o dia 30 de abril de 2013.

O programa para declaração do IR 2013, ano base 2012, já esta disponível para download diretamente no site da Receita Federal em www.receita.fazenda.gov.br, uma dica importante, evite fazer download do programa de IR de outras fonte, a não ser do site da Receita Federal, pois assim você evita possíveis problemas com versões desatualizadas e até mesmo vírus, e acessando diretamente no site oficial da Receita você evita todos e muitos outros problemas.

Ainda no site da Receita Federal, além do programa para a declaração do seu imposto de renda, é possível encontrar inúmeras outras dicas e também informações a respeito de como declarar seu IR corretamente e sem dores de cabeça.

Quem precisa declarar no IR 2013

Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem, e para ajudar, trazemos na sequencia um breve resumo a respeito de quem precisa enviar declaração de IR 2013, ano base 2012.

Devem declarar o IR, rodas as pessoas que no ano de 2012:
receita-federal-irpf-2013– Quem recebeu durante o ano de 2012, rendimentos tributáveis acima de R$ 24.556,65, ou seja, se você tem um emprego e recebeu mais do que isso em 2012, deverá obrigatoriamente fazer a declaração de IR, para saber o valor exato confira o informe de rendimento que a sua empresa enviou, caso ainda não tenha recebido o mesmo, busque maiores informações junto ao setor de recursos humanos da empresa onde você trabalha.

– Caso possua até 31 de dezembro de 2012, propriedade de bens e direitos cujo valor supere 300 mil reais em imóveis, carros, terrenos e aplicações.

– Caso tenha obtido em 2012, rendimentos isentos, não tributáveis ou tribuados exclusivamente na fonte acima de 40 mil reais.

– Caso passou a residir no Brasil, e esteva nestas condições em 31 de dezembro de 2012.

– Obteve ganho de capital na venda de bens e direitos sujeito ao IR.

– Realizou operações na Bolsa de Valores;

– Caso tenha optado pela isenção de IR sobre o ganho de capital na venda de imóveis residenciais ao usar todo o dinheiro na compra de imóveis residenciais ame até 180 dias após a venda.

Existindo dúvidas após ler todas as informações existentes no site da Receita Federal, é importante nestes casos buscar ajuda de um profissional de contabilidade, uma vez que possíveis erros na declaração do imposto de renda, sua declaração pode vir a cair na malha fina e gerar inúmeros transtornos no futuro, como retificações e tudo mais.

Após enviar tudo certinho, sua declaração entra em processamento, e receberá o status de concluída assim que você efetuar o pagamento do imposto devido ou receba a restituição, caso houver.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *