Pintar parede ou teto primeiro?

|

Para quem deseja mudar a cor de sua casa e trazer aquele novo visual para algum ambiente, mas nunca pintou antes tem inúmeras dúvidas, e é alguma dessas dúvidas que vamos elucidar nessa publicação.


Pintar parede ou teto primeiro? Por onde começar? Essas são dúvidas básicas de quem vai pintar a casa ou alguma peça pela primeira vez.

E indo direto ao ponto, sem nenhuma enrolação, ao pintar um ambiente, deve-se começar sempre pelo teto!

Lembrando é claro de fazer antes os “cantos”, conforme explicado no final deste artigo.

Mas porque pelo teto? A explicação é bastante simples, ao efetuar a pintura, é normal que existam pingos de tinta, e ao pintar o teto esses respingos vão atingir a parede, que será pintada na sequencia, assim não existe problema algum.

Agora já imaginou ao contrário? Você pintaria a parede, depois ao pintar o teto pode acontecer respingos, estes iriam “sujar” a parede que acabou de ser pintada, ou seja, você teria que repintar a parede para corrigir esses problemas.

Sancas de gesso

Para quem possui sancas de gesso, a regra muda um pouco, primeiro é necessário pintar as sancas da cor pretendida, e depois o teto e por fim as paredes, nesta ordem, protegendo a sanca de gesso, logo abaixo trazemos um vídeo com algumas explicações interessantes sobre o assunto.

Bem, agora como já sabemos que devemos começar a pintura pelo teto vamos trazer outras dicas interessantes para que você realize uma pintura profissional em sua casa, então confira.

Por onde começar

Primeiro passo é remover todos os objetos existentes no ambiente, claro, todos aqueles que possam ser removidos, armários embutidos por exemplo não são removíveis, mas espelhos de tomadas e interruptores, spot’s de luminárias, esses sim, devem ser tirados.

Proteja o chão e o os rodapés com fita adesiva e lona, caso não lona pode utilizar jornal, mas a lona é o mais indicado, pelo fato de não absorver a tinta e proteger mais o seu piso.

Corrigir trincas é algo que também deve ser feito, para que o resultado final fique perfeito!

Confira no vídeo abaixo ótimas explicações a respeito do que fazer antes de começar a pintar uma parede.

Começando a pintar

Algo que acabou não sendo explicado do vídeo, que antes de começar a pintar o teto e as paredes com rolo de pintura, o ideal é fazer os “cantinhos” com pincel, uma vez que o rolo de pintura não chega nestes locais, então faz primeiro o cantos, cerca de 10 cm, e depois inicia a pintura com rolo.

Lembrando de fazer os cantos em todas as demão, para que assim não fiquem manchas. Depois de fazer os cantinhos, basta utilizar o rolo de pintura normalmente, aguardar o tempo necessário, aproximadamente de 4 horas para aplicar a segunda mão, esse tempo é informado nas embalagens da tinta e podem variar de marca para marca, por isso leia sempre as instruções antes de iniciar a sua pintura.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *