Porque 9 de julho é feriado em SP ?

|

Para aquelas pessoas que adoram um feriado, é importante lembrar que esse feriado de nove de julho não é nacional e acontece somente no estado de São Paulo.


Para você que deseja saber o motivo do dia 9 de julho ser feriado em todo o Estado de São Paulo, veio ao lugar certo, e vamos explicar de forma bastante resumida e clara os motivos que levaram esta data ser feriado no estado de SP.

Revolução Constitucionalista de 1932

feriado-9-julhoTambém conhecida como Guerra Paulista, teve inicio exatamente no dia 9 de julho de 1932 e durou até outubro do mesmo ano.

Essa revolução armada acabou tirando a vida de centenas de pessoas, e uma das principais reivindicações dessa revolta era por uma nova constituição no Brasil e a derrubada do então governo Provisório de Getúlio Vargas.

No entanto essa data tão importante na história do estado de São Paulo somente passou a ser feriado no ano de 1997, através de um decreto assinado pelo governador da época Mário Covas.

Atualmente esse feriado tem grande importância aos paulistas, sendo uma das datas cívicas mais importantes, uma vez que essa revolução que se iniciou no dia 9 de julho de 1932, é considerado o maior movimento cívico da história do estado.

Então é isso pessoal, agora você já sabem por que esse feriado é somente no estado de São Paulo e não em todo o Brasil.

E para quem desejar saber um pouco mais dessa revolução, detalhes históricos, figuras marcantes e importantes desse período, vale a pena acessar e ler o artigo sobre o assunto existente na wikipedia acessando esse link.

Bons estudos a todos e bom feriado a todos os paulistas!



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *