Principais doenças dos gatos

|

Conheça neste artigo algumas das principais doenças que atingem os gatos, suas causas, sintomas e prevenção.


Neste artigo vamos trazer informações a respeito de algumas das principais doenças que podem acometer os gatos, que como sabemos é um dos principais animais de estimação de milhares de brasileiros, confira.

Calicivirose

Causa: Esta doença é responsável por atacar o sistema respiratório do gato, esta doença é causada pela ação de um vírus
Sintomas: Gatos que por ventura estejam com calicivirose, terão ulceração na boca e língua, corrimento ocular e nasal além de dificuldades para respeitar e também vômito.
Prevenção:Vacina quíntupla felina;

Panleucopenia

Causa: Essa é uma doença contagiosa, ou seja um gato pode vir a transmitir a doença para outro gato, doença essa que é causada por vírus, este ataca o aparelho digestivo e nervoso do animal, sendo que em gatas que estejam prenhas pode vir a causar o abordo dos filhotes.
Sintomas: Gatos com panleucopenia podem apresentar diversos sintomas da doença, entre os principais estão a falta de apetite, febre, letargia, vômitos, desidratação e diarréia. Neste tipo de doença o felino apresenta sede, porém não consegue beber água ou qualquer outro líquido, o animal infectado ainda pode apresentar outros sintomas como convulsões e tremores.
Prevenção:Assim como em outras doenças virais a prevenção acontece com a vacina quíntupla felina;

Rinotraqueíte

Causa:Assim como a calicivirose a Rinotraqueíte é causada por vírus e também ataca o sistema respiratório do gato, esta doença é do tipo oportunista, uma vez que acaba se associando a outras doenças como a pneumonia ou bronquite, essa é uma doença perigosa e pode ser fatal.
Sintomas: Os principais sintomas de gatos com a doença de Rinotraqueíte é a falta de apetite, corrimento nasal e ocular seboso, febre, espirro e tosse, depressão, hipersalivação e conjuntivite.
Prevenção: Para evitar esse tipo de doença é necessário que o felino seja vacinado com a vacina quíntupla felina, sendo que a primeira dose deve ser aplicada aos 2 meses, sendo que esta deve ser reforçada 2 meses depois, e posteriormente o animal deve receber uma dose anual depois do primeiro ano de idade.

Toxoplasmose

Causa:Essa é uma doença bastante séria e o causador é um parasita, sendo que a infecção do animal pode acontecer quando este come carne crua onde exista o parasita, a doença em geral é fato para os animais que acabam a contraindo.
Sintomas: Entre as principais causas da toxoplasmose nos gatos é febre, anorexia, tosse, dispnéia, diarreia, icterícia e outros problemas neurológicos.
Prevenção: A melhor forma de prevenção da toxoplasmose em gatos é alimentar o animal somente com carne bem cozida, boa higiene e usar vermífugos recomendados pelo veterinário que trata o animal.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *