Professora Amanda Gurgel no Faustão #dezporcentodopibja
A professora Amanda Gurgel que surpreendeu o Brasil com o seu discurso em uma audiência pública esta foi até o Faustão contar um pouco de sua história e do desafio de ser professora no Brasil.
A pouco a Professora Amanda Gurgel , se apresentou no Faustão, para comentar sobre o seu depoimento durante Audiência Pública na Assembléia que debate o estado atual da Educação no estado do Rio Grande do Norte.
E durante a sua entrevista no Faustão, a Professora explicou os motivos de suas declarações, e confirmou o que havia falado no vídeo que explodiu de audiência na Internet.
E no final de sua participação no Faustão, a Professora Amanda Gurgel, pediu ajuda de toda a população, para a campanha da hashtag #dezporcentodopibja, onde ela pediu para que todos escrevam no twitter, utilizando a hashtag #dezporcentodopibja, como uma maneira de sinalizar para o governo a necessidade de mais investimento na educação no Brasil, onde investir 10% do PIB(Produto Interno Bruno), seria um valor que poderia melhorar de forma significativa a qualidade de ensino no Brasil, ou seja, melhores salários aos professores, melhores escolas e estrutura para as crianças estudarem.
E a adesão dos internautas foi imediata, pois após alguns minutos, já era possível verificar que a hashtag #dezporcentodopibja estava nos Trends Topics do Brasil(Assuntos mais comentados).
Abaixo segue alguns comentários retirados do Twitter:
@italogeo
Dá uma satisfação danada ver o povo se unindo em torno da #educacao … #DEZPORCENTODOPIBJA
@Brunopippos
Adimiro e apoio o movimento!! #dezporcentodopibja
@RafRafael
É isso aê #dezporcentodopibja ta na hora do povo acordar e fazer alguma coisa, ficar quieto não vai mudar nada!
@milacitelli
Parabéns Prof. Amanda! E vamos lá pessoal, por uma educação melhor no Brasil!!! #DezPorcentoDoPibJa
Logo após a saída da Professora Amanda do palco, o Faustão também desabafou sobre a situação do Brasil, e comentou sobre as prioridades no Brasil, inclusive citando a questão da Copa do Mundo, pois segundo o Faustão, um país que nem se quer tem rodoviárias de qualidade, muito menos Aeroportos, deveria rever as prioridade, ainda citou que se houvesse um referendo perguntando a população se gostaria de ter mais educação, segurança ou de Copa do Mundo, com certeza a povo não iria colocar como prioridade a Copa do Mundo.
Mas voltando ao assunto da Professora Amanda Gurgel, se você também acha que a educação do Brasil precisa melhorar, não deixe de mandar sua mensagem no twitter e utilizar a hashtag #dezporcentodopibja.
Eu apoio e já fiz a minha parte! E você?
Adorei suas falas, tanto em RN, como no Faustão e em outras entrevistas. Aproveito para agradecer por ter nos representado em suas falas.
Aqui em Sergipe também acontece uma greve da rede estadual a partir de hoje, 23-05-2011. Gostaria muito que a partir das suas falar muitos professores desmotivados a lutar por seus direitos, acrdassem para a situação que a Educação se encontra no Brasil.
Muito bem Amanda! É de mulheres corajosas e esclarecidas como voce que estamos precisando. Vejo o agir de Deus na sua fala, continue “pelejando” que o Senhor te honrará. Conte com o nosso apoio.
“Chega de hipocrisia queremos valorização e respeito”
Amanda, o seu GRITO ,pode ter certeza, é o grito de todos os professores deste imenso país que trata a educação com tamanho desprezo, no entanto a sua coragem de gritar mais alto deixou milhares de educadores aliviados, pois sabemos o quanto é difícil enfrentar esses poderosos.Sou professora de rede estadual e municipal,tenho 48 anos e, encontro-me aposentada por invalidez com um salário pra lá de miserável, pois foi proporcional,no momento,depois de um longo tratamento encontro-me bem para voltar ao trabalho, mas ainda não consegui devido imensas burcracias, enquanto isso, vou vivendo empurrando os problemas que anos de trabalho me deixaram como herança, o que só confirma tudo que você afirmou. É uma pena, mas o professor neste país não significa muita, mesmo sabendo que sem seu trabalho não existiria escola alguma. Estou feliz por sua coragem ,conte comigo.Bjs.
Adorei as declarações da professora Amanda. É como ela mesma disse, fala por nós professores, me senti realmente representado naquele momento no Faustão, sou professor e concordo plenamente com tudo que ela disse. NO RN além da educação ser uma calamidade a governadora não está nem ai para educação. Lamentamos!!!!
A Educação deveria ser a preocupação primeira de toda e qualquer pessoa que deseje ocupar um cargo político, pois um povo bem formado com certeza colocaria a nação no topo do desenvolvimento, mas infelizmente, um povo bem formado não permiti cabresto, desvios, enfim prevaricações de uma forma geral que é o que vem acontecendo ao longo de nossa história .Parabéns, Profª Amanda por sus coragem.Fiquei aliviada com o seu desabafo, senti-me ao seu lado no programa do Faustão.Continue sua luta ,é louvável.
Cara Amanda Gurgel
Parabens pela sua atitude.
Estou muito contente de ainda existir pessoas da sua
qualidade, com a garra e coragem para enfrentar toda bancada da Assembleia legislativa. Achei o máximo eles lhe assistirem em silêncio, apenas se mexendo nas bancadas, como se sentindo incomodados.
Gostei, eles tem que se posicionar de alguma forma
e fazer alguma coisa por esta categoria tão sofrida e que merece muito respeito.
Valeu conterrânea.
Cara Amanda!
Fiquei emocionada ontem ao assistir sua participação no Domingão do Faustão. Sou professora e fiquei muito feliz em saber que ainda existem pessoas com garra e que se preocupam com a educação neste país. Concordo com você que nossos salários são aviltantes e nossas condições extremamente precárias, mas continuamos pois acreditamos que o pouco que podemos fazer ainda faz a diferença para nossos alunos.
Na sua pessoa me sinto falando também pois compartilho de sua angústia com o desrespeito com nossa classe. Os políticos, doutores etc esquecem que para chegar onde estão, precisaram passar por bancos de escolas que lhes proporcionou a condição de estarem onde estão e essas mesmas pessoas, hoje,tratam os professores com o desrespeito com que somos tratados pela sociedade.
Espero que você continue sendo a nossa voz e que você não seja mais uma a ter sua voz calada por não compartilhar das idéias daqueles que detêm o poder no País.
Um grande abraço e muita força na sua trajetória.
Fico muito feliz em ser conterrânea de uma pessoa corajosa e forte como você, Amanda. Também sou professora e moro e trabalho em Areia Branca, onde todos os nossos colegas estão fortes no movimento de greve e rezando por você, para que não lhe falte força e oportunidade para nos representar por quer que vá. Um grande abraço!
Parabéns professora Amanda pela fala coesa e precisa, Brasil vamos acordar para falta de qualidade e recursos do Ensino Brasileiro, pagamos tantos impostos e onde esta o nosso dinheiro????
Parabens voçê é um destaque na sociedade, o Brasil a educação brasilera e todos os professores deste país agradece conte conosco professora Amanda.
PARABÉNS PROFESSORA AMANDA,AQUI NO SUL DO BRASIL NÃO É DIFERENTE, CHEGA DE SILÊNCIO.. PRECISAMOS DAR UM BASTA NESTA SITUAÇÃO, CONTE COMIGO. ABRAÇOS
PARABÉNS PROFESSORA AMANDA, AQUI NO RIO GRANDE DO SUL NÃO É DIFERENTE, UM POUCO PIOR, aqui nosso básico não passa de 380,00 reais. É uma vergonha,
CHEGA DE SILÊNCIO.. PRECISAMOS DAR UM BASTA NESTA SITUAÇÃO.
Um grande abraço e muita força na sua trajetória.
Professora Amanda, sinta-se de mãos dadas com o país inteiro nessa caminhada. Nosso sentimento por você é de orgulho, muito respeito e gratidão.
PARABÉNS Professora Amanda Gurgel,pelas palavras coerentes e verdadeiras que usou para expressar o que todos nós professores sentimos e passamos,dentro e fora das escolas.O Governo cobra tanto e investe tão pouco, que não dar nem para comparar as cobranças com o investimento.Chega a ser hipocresia por parte dos Governos, colocarem tantos comerciais elogiando os professores, quando na realidade, só nos humilham com o mísero salário que nos pagam.
E aida colocam toda a responsabilidade por um país melhor e mais desenvolvido em ‘nossas costas’!!!!!!!! É pedir muito,para quem não dar nada… Parabéns mais uma vez,Amanda pelas justas e bem colocadas palavras…te apoio nesta batalha…
Parabéns professora Amanda por ser tão corajosa e lutatora com você! Aqui em Pernambuco não é diferente, ou seja é um pouco pior. Os professores da rede municipal a maioria não são enquadrado no plano de cargos e carreira, sou professora graduada e tenho duas especialização e meu salário ainda é no valor do antigo curso de magistério.
Um abraço e te apoio nesta batalha, de uma profissão tão sofredora e desvalorizada!
Parabéns professora pela sua coragem! é de pessoas assim que o Brasil precisa, que lutem por seus direitos.
a educação é primordial para o desenvolvimento de um país,mas os profissionais desta área precisam ser valorisados, pois nem um médico, juiz etc.se formam só, passam antes pela sala de aula, onde o professor é quem lhe auxilia, conduz na busca dos conhecimentos necessário.
esta profissão é muito bela, mas precisa ser valorizada com salário digno.
um abraço!
Parabéns professora Amanda, está na hora do Brasil acordar e mudar a proposta de educação que temos hoje. O governo finge de morto para a caótica situação em que a educação se encontra atualmente nos quatro cantos do país. Aqui em Minas Gerais, a terceira maior arrecadação do país, a situção é tão vergonhosa quanto aí no RN. O governo tem a coragem de criar um “pacotão” para o nosso salário e diz que estamos ganhando acima da média nacional, denomidado “subsídio”. Está na hora de mudar a realidade na educação do Brasil. Nós, professores temos que ir a luta.
Olá Amanda, não poderia deixar de parabenizá-la pela coragem e determinação.
Infelizmente, estamos nos calando a cada dia que passa em nosso dia a dia na educação e cada vez mais,deixamos de dizer aquilo que sentimos e vivenciamos diariamente.
Obrigado. Devemos nos mirar em sua coragem, e repetir sua atitude em todos os lugares que ocuparmos como professores.
E nunca sentirmos vergonha de dizer que somos professores sim, e devemos lutar para que as nossas condições de trabalho melhore mais e mais.
Um grande abraço
Priscila Correia- Vitória da Conquista- Ba
Parabéns Amanda pela sua coragem e determinação,assim todos os professores se unissem neste momento histórico onde você iniciou com muita categoria um polêmico e politizado assunto que luta pela melhoria da qualidade da educação no Brasil, estou do seu lado e acredito que ainda este país tem jeito, se a Educação for prioridade pra todos os cidadãos brasileiros…bora bora Brasil, agora é a hora! um grande abraço de sua parceira de profissão. Ana Paula Colletti Escatolin. Piracicaba. SP
Parabéns prof.Amanda sua fala é a de todos nós prof. em todas as partes do Brasil. Não somos mais respeitados por nossos alunos nem pelos pais,falo aos meus alunos que essa profissão entrará em extinção rapidamente, pois perdemos nossa juventude e a saúde toda numa sala de aula.Quem não tem no sangue amor para lecionar nem pensa em ser prof.No E.S. nosso tíquete refeição é de R$ 110,00 a mais de 15 anos.Tereza Cypriano Cachoeiro de Itapemirim E.S
Parabéns Amanda.
Suas falas representam a realidade de todo nosso país.Basta!
Aqui em MG, a coisa anda e AVANÇA em tudo, especialmente em nossos salários transformados em subsídio. Chega de sonhos. Vamos à luta!!!
Parabéns querida.
Você foi muito sábia em sua fala. Mostrou o que realmente tem acontecido na educação de nosso país. Enquanto professores sabemos que não tem sido fácil nossa profissão, pois temos nos dedicado, fazemos formação continuada, procuramos ampliar nosso conhecimento para oferecermos um ensino de qualidade e mesmo assim não somos reconhecidos.
Estamos juntos!
Saudações Professora Amanda e a todos professores.
Você está de parabéns pelo excelente discurso e postura tomada. Me junto à você e a todos os professores do Brasil inteiro. De fato, a educação precisa de uma mudança radical, e é para agora.
Ainda Val a Pena Sonhar!
Cachoeiro de Itapemirim, ES.
Professora, amiga e heroína Amanda Gurgel,
Sem sombra de dúvidas, seu discurso foi verdadeiro, porque disse na essência em ser professora…
Também sou professor e na cidade onde moro, também há um movimento…entendemos com clareza suas nobres palavras!
Santa Teresa ES
Parabéns professora Amanda
Seu discurso é o reflexo do que acontece em todo o país, grande maioria dos professores no Rio Grande do Sul com curso superior e pós graduados, não recebem um salário digno com sua qualificação.
Um abraço e parabéns por falar o que todos os professores na área da educação gostariam de falar.
Marilene
Rio Grande – RS
Adorei tudo o que você falou…
Também sou professora e realmente a educação nunca foi prioridade nesse país.Parabéns…
Em minha cidade a maioria dos professores estaduais também estão em greve.
Continue, por favor, sendo a nossa voz na mídia, assim talves,os governantes façam alguma coisa.
Parabéns, Prof. Amanda! A sua fala representa o sentimento de todos os bravos, corajosos , injustiçados professores desse país. Infeliz a Nação que trata seus Professores com tamanho desrespeito e cinismo.
Essa não é uma luta só da professora Amanda, nem somente do RN, mas de todo o País, principalmente daqueles que vivem em estados menos desenvolvidos economicamente, estados do norte, por exemplo. Educação, assim como outros direitos basicos não são prioridade num pais onde, os noticiarios dos jornais são sempre escandalos nos cofres publicos. O desabafo da professora Amando é a angustia de todos os professores das escola públicas. A nós, professores, é dada a responsabilidade de desenvolver o pais atraves da educação, mas as condições que nos oferece precaria, tanto material como economicamente, dai mauitos professores necessitarem de outra atividade para poder sobreviver com dignidade.
Celina
Soure-Pará
Amanda, obrigada por dar voz aos professores deste país. Espero que os verdadeiros educadores, os que amam o que fazem sim e querem ser bem remunerados por isso, com toda razão, aproveitem o momento para levantar a bandeira defendida por você e mostrem aos políticos deste país que o povo cansou do “pão e circo”. A gente quer liberdade e, só a educação liberta de verdade. Vamos em frente!!!
Parabéns por seu empenho, a classe é mais que merecedora de mais respeito e valorização.