Public DNS do Google-Como configurar e deixar a internet mais rápida

|

Aprenda alterar as configurações de DNS da sua conexão, muito útil principalmente quando existe algum tipo de problema com a sua operadora para testes.


Quem acompanha as notícias relacionadas a tecnologia e a Internet, já deve estar sabendo que o Google lançou no final do ano passado um serviço de DNS, com o intuito de deixar a navegação na Internet mais rápida, batizado de Google Public DNS.

E para quem não sabe o DNS, nada mais é que um tradutor de endereços na Internet, pois sem DNS seria necessário digitar o IP do site que você gostaria de visitar, já com o servidores de DNS, basta digitar a URL do site que deseja para ele(o servidor de DNS), resolver o nome e direcionar você até o endereço de IP do site, em resumo um servidor de DNS resolve nomes de domínios em endereços de rede, aqui você pode saber mais sobre o que é DNS.

Bem agora, que você já sabe o que se trata o DNS, esta curioso para configurar esse tal de Public DNS do Google no seu equipamento certo?

No entanto não tem nem idéia de como faz para configurar o DNS e muito menos onde inserir os Ip’s dos servidores de DNS do Google?

Então fica tranqüilo, é só seguir os passos abaixo para configurar o DNS do Google no seu equipamento, e assim realizar testes para saber se a velocidade de vagação na sua Internet ficará mais rápida.

No site do Public DNS do Google, ele informa para configurar os seguintes endereços de DNS 8.8.8.8 e 8.8.4.4, existe a possibilidade de configurar o Public DNS do Google diretamente em seu modem roteador, no entanto como existem diversos modelos e tipos de roteadores, vamos explicar somente como realiza a configuração de DNS em seu equipamento.

1 – Abrir o Painel de controle:

Vai em Iniciar -> Configurações -> Painel de Controle

2 – Encontre o ícone Conexões de Rede;
Com um duplo abra as suas conexões de rede, agora encontre a sua conexão de rede, geralmente está no item: “Rede local ou internet de alta velocidade”, clique com o botão direito do mouse e depois clique em propriedades, irá abrir uma tela semelhante a imagem abaixo:
Configurações TCP/IP

Agora nesta tela de um duplo clique sobre o item Protocolo TCP/IP, neste momento irá abrir uma tela semelhante a imagem abaixo:

Configurações TCP/IP DNS

Agora basta selecionar o item: “Usar os seguintes endereços de servidor DNS:” e preencher com os DNS do Public DNS do Google que são 8.8.8.8 e 8.8.4.4 conforme imagem abaixo:

Configurações TCP/IP DNS

Agora basta dar OK nas telas que estão abertas e realizar testes para saber como ficou a velocidade de sua conexão e constatar se ele realmente melhorou ou não.

Vale lembra que caso você tenha algum problema ao acessar páginas da internet após a configuração do Public DNS do Google, basta você acessar novamente as configurações TCP/Ip da sua conexão de rede e marcar novamente o item: “Obter o endereço dos servidores DNS”.



Navegue:
Um comentário

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *