Quais as diferenças entre os chás branco verde e preto

|

Artigo enviado por Aline;

No Japão, China e países orientais de cultura budista tem o costume milenar de consumir a qualquer momento o “chá verde”. Esse chá leve e refrescante é um ótimo digestivo além de acelerar o metabolismo permitindo sempre um maior equilíbrio ao corpo e ao emocional.

Devido às suas funções esse chá vem sendo consumido cada vez com maior frequência também pelos ocidentais. Primeiro veio aliado às praticas budistas mas logo foi incorporado pela “industria do emagrecimento” ajudando muitas pessoas a manter a forma.

No entanto, a erva da qual se extraia o “chá verde”, a Camelia Sinensis, produz também os chás branco e preto . Todos apresentam as mesmas propriedades, a diferença está na parte da planta da qual é extraído e na potencia dos resultados.

Enquanto o “chá verde” é resultado da infusão das folhas da Camelia Sinensis, e o preto dos caules da mesma erva, o “chá branco”, de natureza mais rara, resulta da seleção de folhas e brotos muito jovens da planta, assim como de novos botões de flores antes de abrirem. Essas partes da planta são colhidos quando ainda são cobertos por uma fina camada de pêlos esbranquiçados, de onde deriva o nome que recebe essa qualidade do chá.

Para os orientais o “chá branco” é um produto nobre, de colheita artesanal e secagem imediata, o que evita a oxidação e preserva todas as suas características, produzindo um chá diferenciado frente suas substancias benéficas. Esse chá é considerado um elixir da imortalidade pelos povos orientais e seu consumo era restrito aos Imperadores Chineses, devido às suas potentes qualidades que o distinguem do “chá verde” e do “chá preto”.

O sabor do “chá branco” além disso é mais suave e adocicado que dos outros dois e eleva ao paladar um leve sabor de frutas. No entanto, é bom ressaltar, que o preço de uma caixinha de “chá branco” em qualquer supermercado é normalmente o triplo do preço das outras duas qualidades. É, porém, notório que o consumo diário ou frequente destes chás só trazem benefícios para a saúde e o emocional de qualquer pessoa.

E você já provou alguns desses chás? Na sua opinião qual é o melhor deles? O chá Branco? Verde? Ou Preto?



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *