Quais os movimentos do planeta Terra?

Conheça nesta matéria quais são todos os movimentos da Terra dos mais conhecidos ao menos conhecidos.

Saudades do tempo de escola e das provas de geografia, na minha opinião uma das matérias mais legais e fáceis na época de escola, lembrei disso hoje, porque ouvi um grupo de crianças na rua voltando da escola e conversando a respeito dos movimentos do planeta Terra.

Achei a cena muito engraçada e interessante, pois acredito que eles teriam prova referente aos planeta Terra e seus movimentos, que é conteúdo da disciplina de Geografia.

E aproveitando o assunto da matéria de geografia desses alunos, resolvi escrever aqui quais são os movimentos da Terra, para você que já esta grandinho mas que a muito tempo esqueceu quais são os movimentos da Terra.

Bem, existem inúmeros movimentos da Terra, cerca de 14, porém não são tão importantes e nem oficiais, os dois movimentos mais importantes e conhecidos do planeta são:

* Rotação - Neste movimento a Terra gira em torno de si mesma, em torno de seu eixo imaginário, tendo a duração de 24 horas, ou seja o movimento de rotação da Terra é responsável pelo nosso dia, ou melhor dizendo pelo nosso dia e noite.

* Translação - Este é o movimento que a Terra executa ao redor do Sol, no movimento de translação a Terra leva aproximadamente de 365 dias e 6 horas para completar uma volta ao redor do Sol, ou seja um ano.

Como comentei anteriormente o planeta Terra possui diversos outros movimentos além da rotação e translação, que são responsáveis pelos dias e anos, e entre esses outros movimentos podemos citar os seguintes:

* Precessão - é o movimento de deslocamento do eixo da Terra,
* Nutação – é uma pequena oscilação periódica do eixo de rotação da Terra com um cíclo de 18,6 anos.
* Revolução – é o movimento executado pela Terra ao redor do centro da Via Láctea junto com o Sol.

Bem amigos, espero que esse simples post seja útil para você que não lembrava dos movimentos da Terra, ou para você que terá prova sobre o assunto no colégio.



Navegue:
8 Comentários

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *