Quantas oitavas tem um piano

|

Quem esta iniciando na arte de tocar piano, é importante estudar e conhecer mais sobre o instrumento, principalmente a respeito das suas notas músicas e oitavas.


Diariamente eu recebo inúmeros email, pedindo dicas, informações e tudo o que você imaginar, e um email acabou me chamando a atenção hoje, que é de uma pessoa chamada Gabriela de São Paulo, que escreveu um e-mail perguntando se eu sabia quantas oitavas tem um piano.

Fiquei surpreso, pois não entendo nada de música, muito menos de piano, mas para deixar a nossa leitora na mão, resolvi fazer uma pesquisa rápida para descobrir quantas oitavas tem um piano, e assim responder a pergunta de nossa leitora, se bem que seria muito mais fácil e rápido ela fazer uma busca diretamente na internet do escrever o email, mas enfim, vamos ao que interessa.

Segue informações retiradas da Wikipédia, referente ao piano, seu teclado e as famosas oitavas:

Praticamente todos os pianos modernos têm 88 teclas (sete oitavas mais uma terça menor, desde o lá0 (27,5 Hz) ao dó8 (4186 Hz)). Muitos pianos mais antigos têm 85 teclas (exatamente sete oitavas, desde o lá0 (27,5 Hz) ao lá7 (3520 Hz)).

Também existem pianos com 8 oitavas, da marca austríaca Bösendorfer. As teclas das notas naturais (dó, ré, mi, fá, sol, lá e si) são brancas, e as teclas dos acidentes (dó #, ré #, fá #, sol # e lá # na ordem dos sustenidos e as correspondentes ré b, mi b, sol b, lá b e si b na ordem dos bemóis) são da cor preta. Todas são feitas em madeira, sendo as pretas revestidas geralmente por ébano e as brancas de marfim ou material plástico.

Bem, espero que tenha ajudado de alguma forma responder quantas oitavas tem um piano, pois segundo o texto acima um piano moderno tem 88 teclas, sete oitavas mais uma terça menos, alguém que entende de música especialmente de pianos, poderia traduzir o que isso realmente quer dizer? =)



Navegue:
2 Comentários

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *