Que cor e qual tinta pintar a casa?

O momento de escolher uma nova cor para pintar a casa deve ser avaliado com cuidado e alguns critérios, para evitar arrependimentos e prejuízos com mão de obra e material.

Essa dúvida com certeza você já teve, se não teve, conhece alguém que enfrentou essa dúvida cruel: Que cor pintar a casa e qual tinta utilizar? A base de água? Óleo? Pensando nessas dúvidas criamos este artigo, para que possamos ajuda de alguma forma, e com certeza após a leitura desse artigo muitas dúvidas poderam ser esclarecidas, navegue nos tópicos abaixo para ir direto na informação desejada.
Introdução;
Decidindo e escolhendo a cor;
Base de água(acrílica) ou óleo?
Dicas em áudio e vídeo;

Introdução

que cor pintar a casa
Realmente, escolher a cor da casa é uma indecisão grande, e muitas vezes difícil de ser discutida e muito mais complicada de chegar ao um consenso.

Lembro quando ainda morava com meus pais e quando o assunto era pintar a casa a indecisão, discussão e dúvidas surgiam a todo o momento, afinal meu pais queriam uma cor, minhas irmãs outra, e eu pobre mortal não tinha nem a chance de opinar.

Atualmente as pessoas tem seguindo um padrão nas cores das casa, tais como amarelo, bege, areia e cores mais suaves, se observarmos a maioria das casas são destas cores, estaria as demais cores ultrapassadas? Ou seria apenas modismo?

No entanto, antes de escolher a nova cor da sua casa, é importante não deixar se levar pelas cores da moda, antes disso é imprescindível que você realmente goste da cor que irá escolher.

Como decidir que cor pintar a casa

Como comentado no tópico anterior, é muito importante evitar modismos no momento de escolher a cor para sua casa, apesar de sabermos que se não gosta de como ficou a cor é possível pintar novamente, não devemos esquecer dos custos que são bastante altos quando pinta-se uma casa inteira, principalmente com o material e mão de obra que estão cada dia mais caro.

E uma dica simples e muito útil, para tirar dúvidas a respeito de qual cor ficará melhor, é realizar testes, isso mesmo, pintar uma pequena parte de uma parede com as cores que você tem dúvida, esperar ela secar e assim poder comparar e fazer a sua escolha, uma vez que o tom da cor que vemos no catálogo pode sofrer bastante influência na parede, principalmente em locais com menos luminosidade e em pinturas de paredes internas.

- Dica:Em algumas lojas de tinta é possível solicitar pequenas amostras da cor da tinta que você deseja, para que você possa efetuar tais testes, em algumas lojas tais amostras podem até mesmo serem fornecidas gratuitamente.

Verifique as combinações: É comum as pessoas sonharem com determinada cor de tinta para as paredes externas da casa, e muitas vezes esquecem que tal cor quem sabe não combine com a atual cor das janelas e beirai, por isso volto a reforça a importância do teste de cores, principalmente próximos a esses locais, para ter uma boa ideia de que a cor escolhida irá realmente combinar com a cor já existente nestes locais, principalmente se você não irá pintar novamente as janelas, vitros e beirais.

Tinta a base de água(acrílica) ou óleo

Essa é também uma dúvida que muitas pessoas tem quando o assunto é pintar a casa, de maneira rápida e sucinta, a tinta acrílica, que é a base de água geralmente é a mais indicada, por inúmeros fatores, entre eles a maior facilidade de limpeza, secagem mais rápida e também o custo, visto que as tintas a base de água geralmente são mais baratas que a óleo, e não necessitam de solvente para o preparo, uma vez que são a base de água.

Outro item importante esta relacionado a futuras pinturas, pois uma vez uma parede que recebeu tinta a óleo não poderá receber tinta a base de água, a não ser que a parede seja totalmente lixada para retirar a tinta óleo antiga.

Onde utilizamos a tinta óleo: Esse tipo de tinta é muito utilizada em móveis e madeira visto que possui um acabamento bastante forte de grande durabilidade.

Por exemplo beirais e foros de madeira, a tinta óleo pode ser uma ótima opção, visto que oferece um melhor acabamento para esse tipo de material(madeira).

Pergunte sempre: Sempre que tiver dúvidas, antes de fechar a compra a sua tinta, converse com o vendedor de tinta, explique a ele quais são seus objetivos e que tipo de parede ou material irá pintar, com certeza ele irá auxiliar na melhor escolha.

Dicas em vídeo

Agora que você já esta sabendo de todas essas dicas, mãos a obra, verificar tons e cores, e fazer testes para concluir qual a melhor cor para a parede da sua casa.


Navegue:
250 Comentários

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *