Quem criou-como surgiu a internet

|

Uma das maiores invenções das últimas décadas com certeza é a internet que mudou a forma e a maneira das pessoas interagirem.


Recebi alguns dias atrás um e-mail de um leitor do forum, e ele sugeriu que eu escrevesse algo relacionado com a história da Internet, como ela surgiu e quem criou a Internet, esta que é a grande rede de computadores, e como eu tinha algo relacionado com o assunto na monografia da minha pós graduação, resolvi disponibilizar este trecho para o meu amigo leitor Eduardo que enviou um e-mail e para todos que queiram saber um pouco mais sobre a criação, surgimento e evolução da Internet.
———————————————————————–
Surgimento da Internet:WWW-World Wide Web
Tudo começou quando Tim Berners-Lee, um estudante de graduação da Universidade de Oxford, frustrados com a dificuldade de acesso simultâneo e de encontrar seus documentos, por estarem em diferentes bases de dados em diferentes máquinas, decidiu trabalhar na busca de uma forma de resolver este problema (FEIZABADI, 1996).

Em 1980, Tim Berners-Lee começou a trabalhar no CERN(Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire) (CERN 3) como consultor, lá Tim desenvolveu os primeiros modelos da nova geração da Internet. Já naquele tempo, diversos métodos dependentes e proprietários de plataformas de armazenamento e recuperação de informações eram utilizados no CERN.

No CERN assim como em outras instituições, os dados eram armazenados e processados em máquinas isoladas sem praticamente nenhum tipo de interação e conectividade entre elas.
Tim Berners-Lee propôs ao CERN uma nova dinâmica para o compartilhamento de informações entre desenvolvedores e cientistas e uma nova forma de disposição e recuperação dos dados, surgindo o sistema ENQUIERE (Enquire-Within-Upon-Everything). Ainda que diferente da Web atualmente, o projeto continha algumas das mesmas idéias primordiais, e também algumas idéias da Web semântica.

Em março de 1989, devido ao crescimento e expansão do CERN, Tim Berners-Lee, desenvolveu o artigo chamado “Information Management: A Proposal”, ou em português “Uma Proposta de Gestão da Informação”. Neste artigo Tim descreve as vantagens de utilizar o sistema de hipertexto no CERN, tendo como proposta a criação de um mecanismo que facilitasse o acesso das informações distribuídas na rede do CERN (FEIZABADI, 1996).

Em outubro de 1990, Tim reformula seu projeto com a ajuda de Robert Cailliau, Engenheiro Elétrico e Mecânico que trabalhava no CERN, então é iniciado o desenvolvimento de um navegador/editor, e a definição de uma versão inicial para o Protocolo de Transferência de Hipertexto cliente servidor, chamado de HTTP(HyperText Transfer Protocol), surgindo desta maneira as ferramentas que iriam viabilizar a Word Wide Web ou o conhecido WWW.

Desta maneira surgia a Web, sendo que a sua primeira página foi disponibilizada em .

Após os conceitos WWW e os protocolos foram disponibilizados ao domínio público, programadores e desenvolvedores de software do mundo começaram a desenvolver suas próprias modificações e melhorias. Marc Andreesen era um desses programadores, que conduziu uma equipe de estudantes, que, em fevereiro de 1993, lançou a primeira versão alfa do seu “Mosaic para X” para UNIX.

A criação da World Wide Web de Tim Berners-Lee, seguido pelo lançamento do navegador Mosaic (e da eventual criação do Netscape Inc.) pode ser visto como os dois mais importantes fatores que contribuem para o sucesso e a popularidade da Web hoje(FEIZABADI, 1996).

Fonte:Minha Monografia de Pós Graduação.
———————————————————————–

Bem amigos leitores e curiosos de plantão, espero que tenham gostado desse pequeno texto que fala um pouquinho sobre a história e criação da Internet.



Navegue:
6 Comentários

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *