Querer aparecer mais que os outros
É comum encontrar pessoas que compram, produtos e serviços, muitas vezes até mesmo endividando-se, não para suprir as suas necessidades mas sim para querer aparecer mais que os outros.
As suas escolhas e opções de compras são sempre visando uma necessidade pessoal ou da sua família? Leva em consideração os custos totais das suas compras, incluindo juros e taxas de um possível financiamento?
Parecem perguntas simples, mas muitas pessoas acabam se endividando porque querem simplesmente impressionar outras pessoas, ou seja, “querer aparecer mais que os outros”, e isso acontece mais do que imaginamos.
E um exemplo muito claro em nosso país esta relacionado aos carros, que diga-se de passagem são os mais caros do mundo e os piores quando o assunto é qualidade e segurança, isso porque, para muitos consumidores topam pagar pequenas fortunas em um novo lançamento, e assim acabar sendo o “cara” do prédio ou do bairro que foi um dos primeiros a ter aquele modelo.
Mas claro, não é somente com carros que acontece isso, o mesmo vale para roupas, tênis, sapatos, calçados em geral e também para smartfones, onde um quer aparecer mais que o outro exibindo sempre o último modelo daquele famoso smartfone que vale alguns milhares de reais, sendo que um modelo mais barato iria suprir todas as suas necessidades de telefonia e conexão.
E esse comportamento aparentemente inofensivo esconde um grande problema, o problema de comprometer mais do que se ganha e assim entrar em endividamentos que podem fugir do controle e comprometer a sua renda e qualidade de vida por muitos anos, e assim levar a sua qualidade de vida e da sua família.
Então como vemos a mania de “ostentação” de tentar viver um padrão de vida que está longe de suas possibilidades, a curto prazo pode parecer que tudo e possível, que aquela “parcelinha” cabe no bolso e que aquele juro é inofensível, mas a curto e longo prazo, caso não mude de postura, você estará comprometendo todo seu orçamento, principalmente com os juros e aquelas parcelinhas a perder de vista, e o pior, com itens e produtos que lá no fundo não lhe fazem mais feliz.
Então sempre antes de comprar algo pensa e raciocina: Será que realmente preciso deste item? Estou comprando para suprir uma necessidade pessoal da minha família, ou estou comprando algo simplesmente para impressionar outras pessoas?
Pense nisso e tenha certeza que a sua saúde financeira irá agradecer e muito!
E você o que acha do assunto? Deixe seu comentário e participe!
No campo profissional aparece com a sensa o de que eu sou melhor que os outros por algum motivo. Isto leva a ter uma imagem de si inflada, aumentada, nem sempre correspondendo a realidade. Surge com isso a necessidade de aparecer, de ser visto, passando inclusive por cima de padr es ticos e procurando colocar os outros colaboradores ou colegas minimizados, desprezando suas id ias e seu trabalho.
Olha que louca a vida, nao e mesmo? Eu deveria estar chorando ao falar da sua partida. Eu deveria estar ligando para amigos para desabar ao te ver indo embora. Eu deveria estar ouvindo os refroes mais tristes para que me traduzam essa despedida. Mas nao estou fazendo nenhuma dessas coisas. Eu estou te dando tchau pra poder dar um oi mais rapido pra quem aparecer.