Recursos de questões da prova do concurso da SANEPAR 2008

|

Todos os concursos possuem um prazo no qual os candidatos podem entrar com recursos para que seja avaliado perguntas e respostas da prova


É meus amigos não imaginei que a dúvida do meu amigo referente ao concurso da SANEPAR 2008, fizesse tanto sucesso, afinal segundo comentários no Post, o site da COBS, responsável pela divulgação do gabarito ficou fora do ar a manhã toda, deixando assim centenas de milhares de candidatos na mão, sem saber o gabarito e assim sem pode entrar com recurso em questões com o gabarito errado ou com o enunciado errado.

E neste concurso da UEL parece que existem vários problemas referente ao gabarito, e conversando com o meu amigo, ele esta indignado com algumas questões onde ele acertou e no gabarito a resposta esta errada, afinal quando existe o recurso e este é aceito a questão é validada para todos, desta maneira quem acertou a questão acaba teoricamente perdendo a mesma, afinal quem errou acaba levando a pontuação também.

E um exemplo que meu amigo passou para que fosse postado aqui é a questão 20 de matemática:

(20)Constatando vazamento em uma caixa dágua, o registro de fornecimento da água foi desligado no 1º dia. Considerando o vazamento numa razão constante, no 15º dia havia 300 litros e no 22º dia havia 272 litros. A caixa dágua ficou vazia no:
a – 30º dia;
b – 45º dia;
c – 60º dia;
d – 75º dia;
e – 90º dia;

Para chegar na resposta desta questão é simples, basta saber quantos litros vazam da caixa por dia, uma vez que o enunciado diz que o vazamento é constante.

Solução:

Em 7 dias(22-15), a caixa perdeu 28 litros(300-272), sendo assim a caixa perde 4 litros por dia(28/7).

Ou seja trata-se de uma PA(Progressão Aritmética) de razão 4.

a15= a1 +n .r = a1 + 15.(-4) = 300 então, a1 = 300 + 60 = 360

a22= a1 + n.r = a1 +22.(-4) = 272 então, a1 = 272 +88 = 360.

para que a caixa fique vazia, an = 0. sendo assim,

an = 0 = a1 + n . (-4) então, n = -a1/ -4 = 90.

Porém no gabarito da prova dele a resposta correta estava c – 60º dia, como vimos esta errado afinal a resposta correta é 90, sendo assim essa questão vale entrada de recurso, porém como eu comentei, o mais prejudicado é quem errou a questão afinal ela possivelmente será anulada.

E aproveitando, fiquem a vontade para postarem suas dúvidas e possíveis recursos, afinal muitos “concurseiros” da Sanepar estão visitando o blog e deixando suas mensagens, desta maneira um ajuda o outro nas dúvidas.



Navegue:
43 Comentários

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *