Tamboréu que esporte é esse? Como joga? Quais as regras?

|

Muitos esportes são desconhecidos da maioria da população, como o Tamboréu, saiba um pouco mais sobre esse esporte nesta matéria.


Hoje acabei assistindo uma matéria sobre um esporte que eu nunca tinha ouvido falar, chamado de Tamboréu, que é muito parecido com o tênis de quadra, porém no tamboréu é utilizado uma espécie de pandeiro para rebater a bolinha de borracha, que diga-se de passagem é a mesma utilizada no tênis de quadra.

Além de ser jogando nas quadras, o tamboréu é muito praticado na praia.

Eu achei o esporte tamboréu bem interessante e muito dinâmico, e para você que tem curiosidades sobre novos esportes ou esportes diferente como é o caso do tamboréu eu trouxe algumas regras do tamboréu para a sua leitura.

Regras do Tamboréu:

– O JOGO DE TAMBORÉU

Art. 1º – O tamboréu é esporte jogado por atletas colocados em posições opostas em cada metade da quadra, que é dividida por uma rede. O objetivo de cada jogador é enviar a bola ao campo adversário, por acima da rede, sem que este possa devolvê-la e evitar que ele faça o mesmo.

– O JOGO:

Art. 42º – No jogo oficial, após assinatura dos jogadores na Súmula, o árbitro chamará os capitães ao centro do campo, para o sorteio, que definirá a escolha do campo ou a preferência pelo primeiro saque.

Art. 43º – Tanto no jogo de duplas ou mais jogadores, quanto no de simples, por equipe ou não, a contagem terá 10 (dez) pontos em cada “set”.
§ único – Em qualquer dos “sets”, quando a contagem atingir o empate em 9 (nove) pontos, ela prosseguirá até que os jogadores, ou jogador, no jogo de simples, supere o adversário por 2 (dois) pontos seguidos, ou atinja primeiro o l6º ponto.

Art. 44º – É facultado à Federação Paulista de Tamboréu, ou Ligas a ela filiadas, adotar em torneios a contagem de 7 (sete) pontos, até 5 (cinco) “sets”.
§ único: Se houver empate em 6 (seis) pontos, a contagem prosseguirá, até que os jogadores, ou jogador, no jogo de simples, supere o adversário por 2 (dois) pontos, ou quem primeiro atingir o 10º ponto.

Art. 45º – Após o primeiro “set” não há sorteio, invertendo-se automaticamente o campo e o saque. Se a disputa atingir o terceiro “set”, haverá novo sorteio e os jogadores mudarão de campo ao ser feito o 5º (quinto) ponto a favor, pois a contagem é contínua até seu final.
§ único: Nas partidas de 5 (cinco) “sets”, no 5º (quinto) “set” os jogadores mudarão de campo ao ser feito 4º (quarto) ponto a favor, pois a contagem é contínua até seu final.

Art. 46º – A bola está em jogo quando o ponto estiver sendo disputado. “Bola morta” é a que está fora de jogo.

Art. 47º – Ao capitão da dupla ou mais jogadores, ao jogador, no jogo de simples, ou ao técnico reconhecido como tal pelo árbitro, competirá o pedido de tempo durante a partida.

Art. 48º – O pedido de tempo terá o limite de 1 (um) minuto e só poderá ser feito, nos jogos de duplas ou mais jogadores, ou de simples, uma vez em cada “set”.

Fonte: tamboreu.com.br

Bem agora que você já sabe um pouco sobre as regras do Tamboréu, segue um vídeo de uma partida de tamboréu que eu encontrei no youtube.

Vídeo-Tamboréu:

E então amigo leitor, o que você achou do esporte tamboréu? Como você deve ter percebido, não precisa de muito investimento para praticar o esporte, além de ser ótimo para queimar calorias e manter a concentração.



Navegue:
Um comentário

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *