Unknown storage engine innodb mysql-Como ativa-lo

|

O engine innodb é um dos mais utilizados no mysql, saiba como verificar se o mesmo encontra-se ativado nas configurações do seu servidor.


Sempre utilizei o engine myisam em minhas aplicações, porém recentemente tive a necessidade de modificar o engine de um banco para innodb, para obter uma melhor performa-se, visto que existiam atualizações contantes nas tabelas.

E ao tentar alterar as configurações das tabelas utilizando o comando ALTER TABLE nome_tabela ENGINE = InnoDB; e como resultado tinha um “warning” e ao executar o comando “show warning”, encontrei a seguinte mensagem:

unknown storage engine innodb

Ou seja, o servidor não estava reconhecendo esse engine, por isso o comando “Alter table engine” não estava funcionado e as configurações não estavam sendo aplicadas nas minhas tabelas.

E depois de muitos testes e muita procura, enfim encontrei o “problema” para o meu caso, era uma linha no arquivo de configurações do mysql.

Por isso se você esta enfrentando um problema semelhante no seu servidor web, acesse o arquivo my.cnf, que no ubuntu fica em: /etc/mysql/my.cnf, e comente a linha ignore_builtin_innodb caso ela exista, pois ela impede o funcionando do engine innodb.

Após comentar a linha em questão é fundamental reiniciar o serviço do mysql para que as novas configurações entre em vigor.

Lembrando é claro que o erro “Unknown storage engine innodb” pode ter outros fatores, e essa é mais uma sugestão que pode lhe ajudar e resolver seu problema, como resolveu o meu.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *