Uso de telefone celular e risco de câncer

|

Apesar de polêmico muitos estudos ainda estão sendo feito a respeito da relação do uso do celular e do desenvolvimento do câncer.


Com o aumento do número de pessoas utilizando telefones celulares, surgiram questionamentos a respeito da possível associação com o surgimento de câncer nos usuários. Entretanto, em estudo dinamarquês publicado em dezembro de 2006 foram avaliadas mais de 420 000 pessoas, durante o período de cerca de 20 anos, não sendo encontrada qualquer associação entre o uso de telefones celulares e maior incidência de tumores benignos ou malignos.

Os autores concluem que devido ao grande número de pessoas avaliadas, é praticamente possível descartar qualquer efeito significativo do uso de celulares atuando no risco do desenvolvimento de câncer.

Fonte: JNCI Cancer Spectrum 2006; 98(23):1707-13.

Bem, após essas informações você que costuma ficar horas e horas usando os creditos que ganhou falando com o namorado(a) ou com a parentada pode ficar sucegado… que câncer você não ira ter, ao menos não do celular !!! =)

2011 – Atualização sobre o assunto

O assunto dos aparelhos celular e o câncer, se tornaram mais uma vez notícia, agora em 2011, onde diversos cientistas comentaram sobre o aumento das chances de uma pessoa ter câncer cerebral ao utilizar o celular cerca de 30 minutos por dia.

E as recomendações como sempre, são as seguintes:
– Utilizar fone de ouvidos, para manter assim o celular longe da cabeça;
– Evitar utilizar o celular como despertador, pois muitas pessoas dormem com o celular ao lado da cama, e isso aumenta o risco de radiação do celular;

Outra dica interessante, é sobre a questão da radiação dos celulares, pois os mais simples emitem menos radiação.

Caso queria saber mais sobre o assunto, assim como as emissões de alguns aparelhos celulares, indico a leitura do artigo Celular causa Câncer? , do blog vivasemfio.com



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *