Viagem de ônibus-Direitos dos passageiros

|



Para quem viaja com frequencia de ônibus é sempre importante estar atento a seus direitos e cobrar os mesmo das empresas de transporte.


Viajar, cair na estrada e “explorar” novos lugares e cidades, é algo realmente muito legal e divertido, principalmente quando você esta junto de amigos e pessoas legais, mas nem sempre é possível ir de carro, e quando isso acontece o recurso é “pegar” o busão na estação rodoviária mais próxima e “cair na estrada”.

E esse final de semana que tive que passar algumas horas dentro de um ônibus, e como sempre não tem muita coisa para se fazer, e sempre existem alguns bilhetes e recomendações para a viagem, como o uso do cinto de segurança(uma pena que no ônibus que eu estava não havia cinto..rs ).

E por esta ocioso e sem ter muito o que fazer, comecei a ler essas recomendações, e no meu bilhete de passagem, na parte de trás, existia uma lista de direito dos passageiro, que eu sinceramente desconhecia, e desta maneira, resolvi postar aqui esse direitos, para que as pessoas que usam bastante o ônibus também fiquem cientes de seus direitos como passageiro.

Direito dos passageiros(Decreto N° 2.254/98):

– Receber do Ministério dos Transportes e da transportadora informações para defesa de interesses individuais ou coletivos.

– Ser transportado com pontualidade, segurança, higiene e conforto, do início ao término da viagem.

– Ter garantida sua poltrona no ônibus, nas condições especificadas no bilhete de passagem.

– Ser atendido com urbanidade pelos prepostos da transportadora e pelos agentes de fiscalização.

– Receber os comprovantes dos volumes transportados no bagageiro.

– Ser indenizado por extravio ou dano da bagagem transportada no bagageiro.

– Receber a diferença do preço da passagem, quando a viagem se faça, total ou parcialmente, em veículo de características inferiores às daquele contratado.

– Receber, à expensas da transportadora, enquanto perdurar a situação, alimentação e pousada, nos casos de venda de mais de um bilhete de passagem para a mesma poltrona, ou interrupção ou retardamento da viagem, quando tais fatos forem imputados à transportadora.

– Receber da transportadora, em caso de acidente, imediata e adequada assistência.

– Desistir da viagem até 3(três) horas antes, devendo a importância paga ser devolvida, ou se preferível, remarcado o bilhete para outra data.

– O passageiro, em nenhuma hipótese, deverá ser obrigado ao pagamento de seguro facultativo.

Bem amigos passageiros de ônibus, caso vocês desconheciam seus direitos, agora já sabem, e claro o mais importante que conhecer os seus direitos como passageiro, é fazer esses direito valerem de verdade, e claro exigir sempre eles das empresas de transporte.




Navegue:
Um comentário

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *